Pesquisar
Close this search box.

COVID-19: Artur Nogueira completa 1° ano da vacinação sem suspender campanha

Enfermeira Patrícia Gusmão foi a 1ª imunizada na cidade; em 12 meses, equipe de saúde já vacinou mais de 44 mil moradores.

Por: Correio Nogueirense
18/01/2022
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

O dia 21 de janeiro de 2021 entrou para a história de Artur Nogueira. Há exato 1 ano, a cidade recebia a primeira remessa dos imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan – a Coronavac – e vacinava a primeira pessoa, após longos meses de espera pela vacina. Naquele memorável dia, as doses representavam mais que um marco da ciência. Elas davam esperança de dias melhores.

Passaram-se 12 meses e Artur Nogueira já recebeu mais de 100 mil doses de diferentes fabricantes: Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen, todos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com eles, foi possível vacinar mais de 80% da população nogueirense.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Ao longo de um ano, a cena da imunização da enfermeira Patrícia Gusmão – primeira a ser vacinada na cidade – foi repetida com mais de 44 mil moradores, que tomaram ao menos uma dose ou a dose única do imunizante. As pessoas dos grupos de risco, como profissionais de saúde e idosos, foram os primeiros a receber a vacina. Posteriormente, a aplicação seguiu por faixa etária e atualmente é voltada às crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.

O prefeito Lucas Sia (PSD) se recorda do dia em que a vacina chegou ao município e comemora a adesão que a campanha tem tido desde então.  “Eu estive lá e vibrei quando a profissional Patrícia recebeu a primeira dose. Desde aquele dia temos seguido firme com o compromisso de garantir a proteção para todas as pessoas e não vamos parar até que todos possam estar imunizados. Artur Nogueira reconhece a importância da vacinação para salvar vidas”, frisou.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado destaca que o resultado da imunização tem sido uma queda expressiva nos números de hospitalizações e mortes pela doença. “Mesmo com o aumento de casos, houve uma redução dos casos graves, que é o que a gente espera com a vacinação. Os pontos de vacina continuam atendendo em Artur Nogueira e logo mais teremos cerca de 100% da população imunizada”, destacou.

Angela destaca ainda que, desde o início da campanha, a cidade nunca precisou paralisar a vacinação. “Poucas cidades têm o privilégio de dizer que seguirão os 12 meses sem interrupção, e Artur Nogueira está entre elas. Adotamos um modelo eficiente de vacinação e nos tornamos referência na região”, comentou.

Até esta sexta-feira (21), Artur Nogueira havia vacinado 44.482 pessoas, sendo 42.896 primeiras doses, 1.586 doses únicas, 40.882 segundas doses, e 1.586 doses acionais.

Comentários

Veja também