Pesquisar
Close this search box.

CPI do BNDES realiza apuração dos negócios da JBS nos EUA

Segundo Macris, as investigações revelam fortes indícios de que parte dessas operações financiadas pelo BNDES foram realizadas com transações acertadas da empresa com agentes públicos brasileiros, causando grande prejuízo à sociedade brasileira.

Por: Correio Nogueirense
27/09/2019
Foto: Assessoria Macris

A CPI do BNDES estará na próxima semana nos Estados Unidos para apurar as transações da família Batista. A JBS S/A é investigada pela incorporação de empresas norte-americanas com recursos do banco brasileiro de fomento em atuações consideradas ilícitas.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), presidente da CPI, explica que, na capital Washington, a Comissão Parlamentar de Inquérito se reunirá com autoridades do Departamento de Justiça, do Congresso dos Estados Unidos e da Security Exchange Commission (SEC), Comissão de Valores Mobiliários daquele país. As audiências acontecem nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

A CPI apura se o grupo J&F, dono da empresa JBS, celebrou negócios irregulares com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no país norte-americano. Segundo Macris, as investigações revelam fortes indícios de que parte dessas operações financiadas pelo BNDES foram realizadas com transações acertadas da empresa com agentes públicos brasileiros, causando grande prejuízo à sociedade brasileira. “São negócios de bilhões de dólares com recursos do BNDES e que, ao que consta nas investigações, foram realizados de forma fraudulenta e com imenso dano para os brasileiros”, destaca.

Entre os negócios suspeitos estão as operações de incorporação da JBS com a National Beef Packing Co., a Smithfield Foods Inc., a Swift Foods & Co. e a Pilgrim’s Pride Corporation. Também há indícios de envolvimento da empresa Blessed Holdings LLC, com sede no Estado de Delaware, que seria de propriedade dos irmãos Joesley e Wesley Batista, sócios controladores da JBS, maior processadora de proteína animal do mundo.

Além de Macris, compõem a missão oficial o relator da CPI, Altineu Côrtes (PL-RJ), a primeira vice-presidente, Paula Belmonte (Cidadania-DF), autores dos dois requerimentos de missão oficial, e o procurador da República no Distrito Federal – MPF, Ivan Marx.

O prazo final para encerramento dos trabalhos de investigação e votação do relatório da CPI do BNDES é o dia 22 de outubro.

Comentários

Veja também