No mesmo período, em 2019, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social fez 30 atendimentos
Um ligeiro aumento de pessoas em situação de rua em Cosmópolis. Essa é a percepção a partir dos atendimentos realizados pelo CREAS.
Para a assistente social, coordenadora do CREAS de Cosmópolis, Ana Paula Marques Alvarenga, a crise econômica, o crescimento do desemprego, a dependência ao álcool e outras drogas, são os principais responsáveis pelo aumento considerável do número de pessoas fazendo da rua seu lugar de moradia e sobrevivência.
Segundo Ana Paula, “essas pessoas são cidadãs e cidadãos possuidores de direitos, e a finalidade e a natureza do serviço desenvolvido no CREAS é pautada por políticas públicas preventivas, visando a garantia de direitos e a proteção de quem se encontra em um contexto de risco social”.
“O CREAS, através da política Nacional de Assistência e de equipe técnica especializada, identifica as demandas por meio dos atendimentos e abordagens, oferecendo à população em situação de rua, atendimento e acolhimento qualificado, viabilização de documentos, em alguns casos disponibilização de passes para a região de origem, e se houver problemas de saúde ou dependência química por exemplo, a pessoa é encaminhada aos serviços públicos de saúde”, explicou o Secretário de Promoção Social, Maurício Jorge.
Para saber mais sobre o atendimento no CREAS – Centro de Atendimento Especializado de Assistência Social:
Rua Eurides de Godoy, 329 – Bela Vista – 3812-5442