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Crianças de Emei vivenciam projeto sobre respeito ao próximo em Americana

O projeto, coordenado pela professora Márcia Fornaziero, teve o objetivo de manifestar o respeito entre diferentes culturas e modos de vida, do passado e do presente, valorizando as marcas culturais de seu grupo de origem e de outros grupos.

Por: Correio Nogueirense
26/04/2019
Foto: Assessoria de Imprensa de Americana

As 23 crianças do período da tarde da Emei Corimbó, do bairro Jardim São Paulo, participaram da festa de encerramento do projeto, “Eu, você e todos nós”, na última quarta-feira, (24). A comunidade também participou do evento.

O projeto, coordenado pela professora Márcia Fornaziero, teve o objetivo de manifestar o respeito entre diferentes culturas e modos de vida, do passado e do presente, valorizando as marcas culturais de seu grupo de origem e de outros grupos. “No início do ano queria fazer com que as crianças interagissem, se conhecessem, tivessem a percepção do outro, uma referência do conhecimento do outro”, afirmou a professora.

“No início queria que eles pudessem reconhecer a si mesmos, identificando suas características e potencialidades, bem como reconhecer a diversidade presente na sala de aula, visando a construção de uma postura de respeito ao outro”, disse Márcia.

Segundo a professora, com estas percepções, os alunos foram apreendendo as diversidades existentes na sala de aula. “Ao falar de suas origens, suas características físicas, laços familiares, suas histórias, eles começaram a perceber o outro, que tem seu jeito de agir e pensar”, afirmou.

Márcia apresentou aos alunos informações de outras duas culturas que influenciaram o modo de vida do brasileiro, a africana e a indígena. “Através de livros de histórias, textos, vídeos, brincadeiras, confecção de brinquedos e instrumentos musicais, mostrei a eles costumes de outros povos”, disse a professora.

Márcia percebeu que os alunos se interessaram mais pela cultura indígena e daí surgiu a ideia do projeto, “Eu, você e todos nós”, para que os conhecimentos fossem adquiridos e ampliados sobre o tema.

Na avaliação da coordenadora da Emei, Sandra Regina Vicentini, os alunos vivenciaram, do início do ano até o momento, a relação com o outro, a valorização de si mesmo, o respeito ao outro e o aprendizado das regras sociais de convívio. “Ter consciência de si, seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas vitais para o desenvolvimento da identidade, conceitos esses que são necessários para construção da subjetividade da infância. O projeto realizado pela professora Márcia contemplou tudo isso, de forma lúdica e prazerosa”, analisou Sandra.

A Emei organizou exposições de instrumentos, pinturas e brinquedos indígenas. Fez bolo de mandioca e mungunzá para oferecer aos pais. Os alunos, em homenagem aos povos indígenas, tiveram os rostos pintados, usaram o cocar indígena e cantaram para os pais.

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