Pesquisar
Close this search box.

Crise do abastecimento faz SAEAN reformular rodízio de água em Artur Nogueira

Segundo a autarquia, a partir desta sexta-feira (6), ao invés de separar a cidade em dois grupos de bairros, a SAEAN irá bombear água para a cidade toda em dias intercalados, dia sim, dia não. Vale ressaltar que alguns bairros estão fora do racionamento por estarem sendo abastecidos por poços e também sendo monitorados e abastecidos com caminhões pipa.

Por: Correio Nogueirense
05/11/2020

A crise de abastecimento de água que atingiu o município nas últimas semanas fez o Sistema de Água e Esgota de Artur Nogueira (SAEAN) anunciar nesta quinta-feira (5) a reformulação do sistema de rodízio que havia sido implantado no último sábado, 31 de outubro.

A partir desta sexta-feira (6), ao invés de separar a cidade em dois grupos de bairros, a SAEAN irá bombear água para a cidade toda em dias intercalados, dia sim, dia não.

Vale ressaltar que alguns bairros estão fora do racionamento por estarem sendo abastecidos por poços e também sendo monitorados e abastecidos com caminhões pipa.

Confira a nota na íntegra:

O SAEAN vem, por meio desta nota, informar que fez uma alteração no sistema de Rodizio de distribuição de água. Ao invés de separar a cidade em dois grupos de bairros, o SAEAN irá bombear água para a cidade toda em dias intercalados, dia sim, dia não. Tal modelo se mostra mais eficaz, pois além de dar um ‘fôlego’ para a captação do Cotrins, haverá mais pressão d’água para que ela chegue em todos os bairros.

O bombeamento para todos os bairros da cidade começa nesta sexta (6) e seguirá em dias alternados. Vale ressaltar que alguns bairros estão fora do racionamento por estarem sendo abastecido por poços e também sendo monitorados e abastecidos com caminhões pipa.

Além disso, o SAEAN frisa que várias medidas estão sendo feitas para minimizar os problemas de falta da água, problema esse provocado pela queda de 80% no volume de chuva.

Uma ação já realizada foi o desassoreamento do Balneário Municipal.

O SAEAN também já ativou nove poços de água, sendo que dois exemplos de poços já ativados são do Itamaraty, que capta 20 mil litros de água por hora, e do Sacilotto, que capta 33 mil litros de água por hora.

Outra obra já iniciada é a criação de três represas no Sacilotto que, somadas, poderão estocar até 25 milhões de litros de água, sendo que a primeira represa estará pronta em breve.

Comentários

Veja também