Gastos com o veículo, muitas vezes, decorrem da falta de manutenção quem amplia desgastes, danifica peças ou partes mecânicas e impossibilita o funcionamento do automóvel.
Uma manutenção regular, pode evitar gastos e situações de constrangimento ou insegurança na hora de pegar estrada. Manutenção é sinônimo de economia.
Fique ligado nas dicas que o Correio Nogueirense separou para você.
1. CORREIA DENTADA:
A troca de correia dentada deve ocorrer de acordo com a recomendação do fabricante (informada no Manual do Veículo). No caso de dano por desgaste, pode envolver um custo
2. ÓLEO E FILTROS:
A permanência de itens como: óleo de motor, óleo de freio, filtros de óleo, ar e combustível, por prazo superior ao recomendado pelo fabricante implica diretamente no funcionamento do motor e consequentemente, na segurança do usuário, considerando que são itens de fundamental importância na manutenção dos sistemas veiculares.
3. AR CONDICIONADO:
Em função das atuais condições climáticas e pela própria segurança pessoal, tem sido comum o uso prolongado do ar condicionado veicular. Deve ser dada atenção especial à troca do filtro de cabine, obedecendo à periodicidade recomendada pelo fabricante (informada no Manual do Veículo).
4. BANCOS:
Mesmo os revestidos de tecido sintético, que são bem mais resistentes, mancham. Vazamentos de produtos químicos, alimentos líquidos ou pastosos e barro encabeçam a lista dos maiores responsáveis pela sujeira. Os de plástico podem ser limpos com um pano úmido. Porém, é importante não deixar que a sujeira, ou a poeira em excesso, se acumule. Bancos revestidos de couro também necessitam de cuidados. Para limpá-los, use um pano umedecido. O couro de boa procedência é impermeável e não encharca, nem fica quebradiço com o tempo. O ideal é hidratar o couro com vaselina líquida a cada seis meses.
5. LATARIA:
Nos carros atuais, ela já vem bem protegida de fábrica contra ferrugem e outros agentes nocivos ao metal. Riscos, batidas de porta em estacionamentos ou ainda pequenos amassados que aparecem por alguém ter encostado no carro, coisa que acontece com frequência. O mais importante é não deixar o conserto para mais tarde. Isso pode significar prejuízos maiores que os da batida.
6. LUZES:
O bom funcionamento das luzes é fundamental em um veículo e pode evitar situações de perigo. E não só os faróis. Lanternas, piscas, luzes de freio e de ré, iluminação interna, luzes do painel, bem como a fonte de energia – a bateria –, devem ser constantemente checados para que não haja surpresas. No caso da bateria, observe se os cabos estão oxidados (geralmente há o acúmulo de um pó pastoso esbranquiçado), ou se estão frouxos ou soltos.