Pesquisar
Close this search box.

Cuidados com a pele no período mais frio do ano

Mesmo no inverno, é de extrema importância usar protetor solar.

Por: Correio Nogueirense
17/07/2018

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, em hipótese alguma, deixar de usar protetor solar.

A equipe do Correio Nogueirense, conversou a Dermatologista Patrícia Teresani, que deu algumas dicas para enfrentar essa época mais fria do ano: o inverno. “O frio que estamos tendo,  está muito seco e sem chuva, então o maior problema é o ressecamento da pele”, conta Patrícia.

Segundo a Dermatologista o que se deve fazer nessa época, é ter um banho menos demorado, com a água menos quente, “em alguns casos, devem usar um shampoo anti-caspas, sabonetes que não sejam muito agressivos, pois o ressecamento pode piorar,  e para o rosto, hidratante específicos”, conta.

“Após o banho, para evitar o ressecamento, devemos usar hidratante após o banho, e ter cuidado para não comprar hisdratantes que são ricos em cheiros e nada em hidratação de fato”, declara Patrícia.

Ela conta ainda, que nesta época,  algumas doenças, tendem a piorar com o ressecamento como a psoríase, dermatite atópica. Essas doenças são mais comuns em crianças,  pois isso o cuidado tem que ser redobrado.
“Em pacientes acamados, pacientes que vivem em instituições como asilos, devem manter o cuidado com a higiene, manter a frequência de banhos, pois essas doenças podem aparecer ou evoluir”, afirma.

Ela ressalta, que mesmo não sentindo calor, mesmo sendo no inverno, o uso do protetor solar deve ser mantido, “não devemos deixar de usar o protetor solar de forma alguma, pois apesar de estar frio, a claridade solar está intensa”.

“Apesar do ressecamento, pessoas que tem pele oleosa, cabelo oleoso, geralmente piora nessa época,  pois a água quente estimula a produção de óleo. A pele fica ressecada, os cabelos ficam mais oleosos, e o excesso de oleosidade leva a dermatite seborreica, então pode ter coceira, pode ter descamação”, alerta Patrícia.

Lembrando que essa época,  por ter menor incidência solar,  é a melhor época para fazer procedimentos estéticos, os quais são proibidos a exposição solar.

Comentários

Veja também