Pesquisar
Close this search box.

Davi Fernandes questiona Prefeitura sobre investimentos na reforma do antigo pronto-socorro municipal

"Sabemos da necessidade do antigo pronto-socorro para o nosso município, porém, é necessário que todos os gastos ou investimentos feitos sejam fiscalizados, porque se trata de dinheiro público", ressaltou o parlamentar.

Por: Correio Nogueirense
16/08/2020

O vereador Davi Fernandes fez um requerimento na última quarta-feira (12) em que solicita informações do Poder Executivo sobre os investimentos na reforma do antigo pronto-socorro municipal, no Centro da cidade.

No documento, o vereador solicita do prefeito Ivan Cleber Vicensotti (PSB), as seguintes informações:

– Informe todos os investimentos feitos pelo Executivo nas obras da reforma do antigo pronto-socorro municipal, com os documentos comprobatórios de execuções e licitações.

– Informe como foram feitas as contratações dos colaboradores que trabalharão no local após a reforma (se via concurso público, terceirização, contratação direta, CISMETRO).

– Esclarecer como ficarão os atendimentos de Emergência 192, cujos veículos estão, atualmente, alocados no antigo pronto-socorro.

Davi Fernandes explica que o requerimento é uma das ferramentas mais importantes como maneira de fiscalização e que independente da fonte o dinheiro público tem que ser investido adequadamente. “O requerimento é uma das ferramentas mais importantes como maneira de fiscalização, sabemos da necessidade do antigo pronto-socorro para o nosso município, porém, é necessário que todos os gastos ou investimentos feitos, sejam fiscalizados, porque se trata de dinheiro público, independente se a fonte seja municipal, estadual ou união, é dinheiro público, pago pelos munícipes e ele tem que ser investido adequadamente na prestação de ser serviço público para a municipalidade, por isso o requerimento se fez necessário”.

Segundo o parlamentar, o antigo pronto-socorro poderia ter sido entregue antes a população, evitando o sofrimento da população de Artur Nogueira, e não somente agora, nas vésperas da eleição. “No meu entendimento, esse antigo pronto-socorro, poderia ter sido reinaugurado muito antes, na minha opinião, saúde é questão de prioridade, ou pelo menos deveria ser prioridade em qualquer administração, e não é isso que se vê na administração Ivan Vicensotti, ele deu prioridade para muitas outras coisas, deixando o antigo pronto-socorro para ser reinaugurado às vésperas das eleições, é importante inaugurar sim, mas ele poderia ter tido um pouco mais de humanidade para ter feito isso um pouco antes e beneficiar a população que a tanto tempo sofre. Nós estamos em um município que além de ter o Hospital Bom Samaritano que presta serviço de um urgência e emergência, ele é distante, presta um atendimento de qualidade dentro do contrato que foi proposto com a prefeitura, porém, se o antigo pronto-socorro já estivesse funcionando a mais tempo teria evitado o sofrimento de muitas pessoas”.

Davi Fernandes questiona a secretária de Saúde, Sandra Banin Gaido e o prefeito Ivan Vicensotti, sobre o que vai ser feito com os profissionais do serviço de urgência e emergência. “Eu deixo aqui uma observação e uma pergunta a secretária de saúde e ao prefeito municipal, pergunta essa que faz parte do requerimento também, com relação ao 192, que é de extrema importância ao município, quais as soluções serão tomadas em relação a isso? As ambulâncias, os profissionais, socorristas, enfermeiros e médicos, tem que estar de plantão, para poder atender quando é urgência e emergência, eu só espero que eles não utilizem os profissionais do 192, remanejem para poder utilizar esses profissionais prestando outro tipo de serviço que não seja o de urgência e emergência, porque vai deixar descalço a população que precisar de um serviço de urgência e emergência”.

O vereador finaliza falando da alegria em ter trazido recurso no primeiro ano de mandato, ainda em 2017, para a reforma do antigo pronto-socorro. “De outro, lado eu fico feliz que o antigo pronto-socorro volte a funcionar, ainda que em um momento, que na minha opinião, se trata de política, mas fico feliz, porque eu fui o primeiro vereador a trazer recurso para o antigo pronto-socorro. Eu estive na Assembleia Legislativa de São Paulo, no primeiro ano de mandato, protocolei o pedido do recurso, esse recurso foi acatado pelo deputado estadual Rogério Nogueira, a quem eu agradeço, e ele foi depositado na conta da Prefeitura em dezembro de 2017. Portanto, a reforma do antigo pronto-socorro poderia ter sido iniciada muito antes, mas de qualquer maneira, é uma vitória para mim também como vereador, ainda que o prefeito não considere, não me cite, não reconheça o meu trabalho, por eu ser um vereador de oposição, que fiscaliza o que ele realiza no município, para mim é de extrema importância e eu fico muito feliz que o antigo pronto-socorro seja entregue o mais rápido possível”.

O requerimento vai ser lido e votado na sessão desta segunda-feira (17), e enviado ao Executivo.

Comentários

Veja também