Na semana passada o presidente da Câmara, Ermes Dagrela (PR), divulgou a pauta da Casa de Leis mais cedo que o acostumado. Durante a sessão realizada segunda-feira (15), o vereador Professor Adalberto (PSDB), esclareceu alguns pontos sobre esta questão.
O vereador iniciou seu discurso citando o Regimento Interno da Casa de Leis, em seu artigo 152. Ele diz que a pauta precisa ser fechada em 24h antes da realização da sessão, “é bom lembrar que quando o Regimento foi elaborado, pela resolução 084 de 11 de novembro de 2010, esta era função do vereador, ir lá, ler e procurar, as sessões eram realizadas na quarta-feira, então tinha um problema sério para fechar pautas. Agora nossas sessões são fechadas na segunda-feira, e eu entendo que por ter um feriado na sexta deveria ser antecipado mesmo, e o presidente da Câmara, Ermes Dagrela no exercício de sua função, fazer o fechamento da pauta”, diz o se referindo à pauta fechada na última terça.
“Como estamos aqui para cumprir um Regimento, o artigo 23 no parágrafo primeiro, diz assim “sempre que se ausentar do município automaticamente o presidente passará o exercício da presidência para o vice-presidente ou na ausência deste ao primeiro secretário”, baseado nisso não havia a necessidade do fechamento da pauta na terça-feira por volta das 15h, por ausência do presidente, justificando que ele teria uma viagem para fazer, porque eu estava na Casa e o vereador Zé da Elétrica também estava. Não tinha nada para fechar, para colocar na pauta, o Projeto de Utilidade Pública que ficou de fora, o Projeto 039, nós atrapalhamos, a oposição atrapalha o prefeito aí não fechou a pauta como deveria, fechou antecipadamente, o prefeito mandou o projeto com Dispensa e todos nós aprovamos o Projeto e a Dispensa, porque a gente entende a necessidade do município, não estamos aqui para trabalhar contra, mas estamos aqui para trabalhar correto,” conclui Adalberto.
Segundo o vereador muitos Projetos ficaram de fora da última sessão, realizada segunda-feira na Câmara.