Pesquisar
Close this search box.

Defesa Civil de Artur Nogueira faz um alerta em relação ao período de Chuvas de verão

A população deve ficar atenta as orientações para o período que vai de 1º de dezembro a 31 de março.

Por: Correio Nogueirense
28/11/2018

A Prefeitura Municipal de Artur Nogueira através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Artur Nogueira, sob o comando da Secretaria Municipal de Segurança Trânsito  e Defesa Civil, esteve presente nos dias 06 e 07 de novembro, nos encontros regionais da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2017/2018, para os 90 municípios da região administrativa de Campinas, na cidade de Mogi Guaçu-SP.

A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece, todos os anos, no período de 1º de dezembro a 31 de março. O objetivo desta ação é reduzir os danos materiais e, principalmente, preservar vidas.

Durante a “OPERAÇÃO VERÃO”, o Plano de Contingência trabalhará com os seguintes níveis de operação elencadas abaixo:

  • OBSERVAÇÃO: elaboração do Plano de Ação local, acompanhamento dos índices pluviométricos (chuvas), mapeamento das áreas de risco, trabalho de conscientização da comunidade, levantamento dos recursos, materiais e humanos, para a devida efetivação das ações, etc./
  • ATENÇÃO: determinado a partir do momento em que o acumulado de chuvas ultrapassem 80 mm em três dias – realização imediata de VISTORIAS DE CAMPO em áreas de risco para verificação de possíveis ocorrências que tragam riscos à comunidade, tais como: elevação do nível dos rios e córregos, indicação de movimentação de encostas, etc. neste nível a REDEC I – 05 Região Metropolitana de Campinas já deverá ser comunicada que o município entrou em ESTADO DE ATENÇÃO.
  • ALERTA: continuar com as VISTORIAS DE CAMPO, retirar a população das áreas de riscos iminentes, agilizar os meios necessários para possível retirada da população das demais áreas de risco, viabilizar o trabalho das equipes de socorro, etc. Neste nível deverá ser mantido contato junto à REDEC I-05/ RMC Campinas e CEDEC/ SP para envio dos técnicos do IG para acompanhamento das ocorrências nas áreas de risco.
  • ALERTA MÁXIMO: continuar com as VISTORIAS DE CAMPO junto aos técnicos do IG, continuar a retirar a população das áreas de risco iminente, agilizar os meios necessários para possível retirada da população das demais áreas de risco, viabilizar o trabalho das equipes de socorro, restabelecer os sistemas de drenagem e vias, etc.

Obs.: os níveis de ALERTA e ALERTA MÁXIMO somente poderão ser revogados após parecer favorável dos técnicos do IG e oficiais da CEDEC/SP.

 

Comentários

Veja também