Pela terceira vez neste inverno, uma nova frente fria chegou à cidade batendo recordes de baixas temperaturas, levando a Defesa Civil e a Promoção Social da Prefeitura de Nova Odessa imediatamente às ruas, na noite da segunda-feira (19/07), para distribuir cobertores e roupas, abordar cidadãos sem teto e encaminhar os que aceitam para abrigamento temporário em uma entidade assistencial parceira – o Projeto Kaydi.
Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, a massa de ar frio que avança pelo Sudeste provocando queda de temperatura, com momentos de frio intenso nos próximos dias – com mínimas previstas de apenas 5°C na região de Campinas nesta terça-feira e risco de geada.
“Na segunda-feira (19) e terça-feira (20), o destaque será o frio, que volta a ganhar intensidade por causa da massa de ar polar. Na quarta-feira (21), a madrugada continua gelada, porém o sol aparece ao longo do dia e o frio diminui ao longo da manhã. O tempo segue firme e a umidade relativa do ar volta a cair”, traz o boletim de domingo à noite do órgão estadual.
“Iniciamos no final da tarde (de segunda-feira) a ronda nos pontos conhecidos em que costuma ficar esta população de rua em Nova Odessa, distribuindo os cobertores cedidos pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Diretoria de Promoção Social. A Defesa Civil do Estado já havia lançado um alerta de que teremos a madrugada mais fria do ano (nesta terça-feira)”, justificou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag.
“Além dos cobertores, para aqueles que quiserem um abrigo adequado, a irmã Cleide (Cleide de Oliveira Moura, dirigente do Projeto Kaydi) ofereceu um local para eles passarem estas noites, mas aqueles que se interessarem têm que chegar ao local (no Jardim Flórida) até as 17h. Nós também podemos levá-los lá, mas como se trata de uma instituição de recuperação, e não uma casa de passagem, eles não podem estar embriagados”, explicou Vanag.
“Em contato com a Defesa Civil na semana passada, surgiu o assunto sobre a importância de divulgarmos informações sobre essa ação. Tendo em vista o alerta da Defesa Civil do Estado referente à baixa temperatura nos próximos dias, o CREAS, em parceria com o Projeto Kaydi, atenderá as pessoas em situação de rua que quiserem passar a noite na instituição”, reforçou a assistente social da Prefeitura Solange Paulon, coordenadora do Centro.
Segundo ela, os moradores de rua que aceitarem o abrigamento noturno têm ainda acesso a higiene pessoal, alimentação e pouso, “tendo como requisito não estarem sobre efeito de nenhuma substância psicoativa no momento da entrada e podendo permanecer no local até as 8h do dia seguinte”. O Projeto Kaydi está localizado na Rua Daniel Empke, s/nº, no Jardim Flórida.
Estima-se a existência de cerca de dez moradores em situação de rua atualmente em Nova Odessa, mas esse número varia muito de mês a mês e já chegou a 30 no passado recente. Eles costumam se concentrar em cinco ou seis pontos monitorados constantemente pelas equipes da Prefeitura.
Com os cobertores, eles podem se proteger melhor do frio ao menos nessas três noites, evitando uma situação de hipotermia. (E atenção moradores da cidade em geral: o mesmo vale também para crianças e idosos, que são mais vulneráveis ao frio!)
CONTATOS
Mesmo assim, se algum morador se deparar com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é feito 24 horas.
Ocorrências de queimadas, incêndios, acidentes graves, animais silvestres em área urbana ou de grande porte soltos em vias públicas também são atendidas pela equipe da Defesa Civil Municipal e pelos bombeiros civis voluntários da cidade, com o eventual suporte da unidade de Santa Bárbara d’Oeste do Corpo de Bombeiros do Estado, se necessário. Caso perceba um caso assim, o cidadão de Nova Odessa deve ligar imediatamente para a Defesa Civil relatando a ocorrência, pelo telefone (19) 99416-2124.