Pesquisar
Close this search box.

Defesa Civil realiza Operação Estiagem 2018 em Artur Nogueira

As ações e recomendações, tem o intuito de alertar os munícipes para período de estiagem, prevenindo maiores problemas.

Por: Correio Nogueirense
25/04/2018

A partir da próxima terça-feira (1) começa o período de estiagem e vai até o dia 30 de setembro. A Defesa Civil de Artur Nogueira realizará ações no município com a intenção de conscientizar a população e prevenir situações de risco, o que é tipo em período de seca. Haverá um monitoramento da umidade relativa do ar, que nada mais é a quantidade de água na forma de vapor presente na atmosfera, para assim nortear as ações realizadas.

De acordo com o Diretor da Defesa Civil, José Vieira, a umidade relativa do ar é mais baixa nessa época do ano, principalmente no final do inverno, “no período da tarde, entre meio dia e 16h, é muito importante a população ficar atenta”, conta. As ações se dão porque a baixa umidade do ar potencializa incêndios em pastagens e florestas, além de trazer algumas consequências para a saúde. Nesse período do ano é comum: complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da pele e irritação dos olhos, ressecamento da mucosa e sangramento pelo nariz.

É de muita importância a participação da população para evitar situações de risco. Nessa época evite realizar qualquer tipo de queimada, não descarte fósforos ou cigarros as margens da rodovia ou em locais propícios a proliferação do fogo, não soltar balões e evitar acender fogueiras. Em caso de fumaça e fogo, acione o Copo de Bombeiros ou a Polícia Municipal.

É possível acompanhar todos os dados meteorológicos de Artur Nogueira por meio do site da CIIAGRO. Cuidados devem ser tomados quando a umidade relativa do ar estiver entre 21 e 30%, estado de atenção:

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15h.
– Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, rega de jardins, etc.
– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, áreas vegetadas, etc.
– Consumir bastante água.

Entre 12 e 20%, estado de alerta:
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16h.
– Evitar aglomerações em ambientes fechados.
– Hidratar com soro fisiológico olhos e narinas.

Abaixo de 12%, estado de emergência:
– Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.
– Suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, como aulas e cinemas, entre 10 e 16h.
– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais, etc.

Comentários

Veja também