Pesquisar
Close this search box.

Deputado Macris avalia que a manutenção de milhões de empregos é imprescindível no pós-pandemia 

Veto da desoneração está pautada para esta quarta-feira.

Por: Correio Nogueirense
29/09/2020
Foto: Assessoria Macris

Depois de muita discussão sobre a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos, o veto deve ser deliberado nesta quarta-feira (30) em sessão do Congresso Nacional. Defensor da manutenção de empregos, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) diz que ainda é preciso mobilização para evitar surpresas na votação.

Macris é autor de emenda para a prorrogação da desoneração. Segundo o parlamentar, os deputados têm demonstrado apoio pela derrubada do Veto 26, mas é preciso fincar o pé e defender a preservação de empregos. “A desoneração se torna ainda mais necessária depois do período difícil que o país atravessa com a pandemia. A previsão é de que sejam assegurados mais de 6 milhões de empregos diretos em 2021, e outros milhões de forma indireta, o que será fundamental para iniciar uma recuperação da economia junto aos trabalhadores e os setores que mais empregam” considera.

Desde o início de julho, quando foi vetada a desoneração, há um intenso debate entre o governo federal, o poder legislativo e a sociedade sobre a importância da medida. Para especialistas, a desoneração é uma das poucas medidas para minimizar a crise pelo qual o Brasil passa.

A lei atual mantém a desoneração até o fim de 2020. O artigo vetado estende o benefício até 31 de dezembro de 2021.

Setores

Os 17 setores da economia beneficiados pela prorrogação da desoneração são: calçados, call center, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carrocerias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Informação e Comunicação, projetos de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Comentários

Veja também