Pesquisar
Close this search box.

Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

O que é ser feliz em nossa sociedade? Hoje nossa Neuropsicóloga Dra. Celina Vallim vai explicar como ela pode ser alcançada através do autoconhecimento e do desenvolvimento humano. Confira.

Por: Dra. Celina Vallim
13/06/2019

Apesar da difícil definição, a felicidade sempre foi alvo de poetas, compositores e pesquisadores. O que é ser feliz em nossa sociedade? Seja de forma romântica ou científica, a resposta torna-se ainda mais difícil quando consideramos a rotina estressante de milhões de brasileiros que levam a vida mais deprimida da América Latina, segundo relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de 2017.

No contexto social, os jovens integram o grupo mais suscetível aos transtornos mentais, sofrimentos emocionais e psíquicos. Isso ocorre porque eles estão submetidos a um sistema de extrema competitividade, em que há muita insegurança e expectativas sobre o futuro, dentre outros fatores estressantes.

Mais afinal o que é Felicidade??

Não existe uma fórmula mágica para a felicidade, no entanto, ela pode ser alcançada por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento humano. Mas como???

A nossa educação por muitas vezes é falha. Há investimentos em português, matemática, química, mas não acontece o mesmo com disciplinas baseadas na ciência da psicologia, que ajudem jovens e adultos, do ensino médio e da graduação, a desenvolver suas potencialidades, inteligências e o autoconhecimento.

O autoconhecimento, por levar as pessoas a entenderem racionalmente o que é o desenvolvimento e quais são suas potencialidades humanas. Hoje existem muitos grupos em PNL (Programação Neurolinguística), entre outros que através de ferramentas de autoconhecimento, workshop… etc, faz com que o ser humano desenvolva experiência em diferentes níveis do seu autoconhecimento. Eles são levados a refletir sobre si mesmo e suas forças o tempo todo. Existem também profissionais qualificados que trabalham com jogos, discussões, escutas e práticas individuais e em grupos.

Muitas pessoas desconhecem o propósito de suas vidas, fato que também está ligado à ausência de autoconhecimento. Dentro desse contexto, pessoas que antes se encontravam perdidas profissionalmente e pessoalmente passaram a entender os seus propósitos após essas vivências.

Todos nós, sem exceção, queremos algo que nos complete de verdade, uma luz que ilumine nosso caminho e que, assim, possamos sentir dentro de nós mesmos, o sabor de ter uma vida de plenitude com todos seus aspectos, ou seja, que possamos estar em pleno equilíbrio em nossas vidas.

Com esses e outros recursos, alcançaremos uma vida mais saudável, podendo interagir, inteligentemente, com o Mundo das Emoções, atingindo mais equilíbrio e combatendo males tão comuns dos dias de hoje, como o estresse e os medos, despertando as possibilidades adormecidas dentro de cada um de nós.

Comentários

Veja também