O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
Simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres.
E no dia de hoje vou contar a história da única mulher eleita vereadora em nosso município, mais conhecida como Zezé da Saúde.
Quem é Zezé da Saúde?
Nascida no município de Pirassununga. Casada com Osvair, mãe do Rodrigo e dos gêmeos Michelle e Bruno e há seis anos avó do Eric. Trabalhou na agência do Banespa (Hoje – Santander) como concursada em Pirassununga, na grande São Paulo e no município de Artur Nogueira.
“Depois de pedir para sair do banco após 17 anos, fui trabalhar na Prefeitura de Artur Nogueira como comissionada na área de saúde e também da assistência social. Esse período de 8 (oito) anos fez com que eu conseguisse muitos amigos. Fiquei fora da Prefeitura por 4 (quatro) anos, e nesse período comecei a ser representante do Plano de Saúde Beneficência Portuguesa”.
Em 2008 foi eleita como vereadora e reeleita em 2012 e em 2016 eleita vice-prefeita. “Experiência maravilhosa em poder fazer projetos e trazer emendas para melhorar no município. Em 2016 fui eleita vice-prefeita, sendo que consegui trabalhar e ajudar muitas pessoas no ano de 2017. Por problemas políticos fui afastada, não do meu cargo, mas proibida de fazer qualquer tipo de trabalho. Em 2018 fui candidata a Deputada Estadual, onde, apesar de muita turbulência política, ainda consegui quase 7 mil votos. E em 2020 me candidatei a vereadora e tive a honra de ser a única mulher eleita na câmara municipal. Com isso estou fazendo alguns Projetos que venham de encontro às necessidades das Mulheres”.
A Patrulha Maria da Penha, batizada em Artur Nogueira como “Guardião da Mulher”, programa esse que visa trabalhar em conjunto com a Secretaria de Segurança e também da Promoção Social.
“As mulheres com medidas protetivas serão acompanhadas mais de perto pela Guarda Municipal que será o órgão fiscalizador, constatando se o denunciado não está cumprindo com a medida protetiva, e assim a mulher poderá toda vez que for importunada, contatar a Guarda Municipal ou se ela preferir e já haver a medida judicial e sob sua autorização ela terá acesso ao aplicativo botão pânico”.
1 – Programa Guardião da Mulher
Auxiliar no combate a violência contra a mulher, o uso do aplicativo é feito por meio de um botão, que informaria aos policiais da patrulha, a localização exata da mulher sob ameaça que utilizou a ferramenta por meio de um mapa. Ao receber o chamado, o administrador do sistema ou policial ligaria para a mulher sob medida protetiva, perguntando se o apoio policial é necessário. Caso a mulher não atenda ou afirme que precisa de apoio, a patrulha é acionada, a equipe vai até o local e dá o suporte necessário. Desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Polícia Municipal da cidade de Artur Nogueira, o aplicativo multiplataforma foi feito a partir de um estudo para o delineamento de um programa para atender à Patrulha Guardião da Mulher, que atende atualmente mulheres que estão sob medida protetiva. Após obter na Justiça medidas protetivas contra a pessoa agressora, a interessada poderá se cadastrar e tiver acesso ao aplicativo para que, no caso de descumprimento da determinação judicial pelo agressor, acionando o serviço de emergência, por meio do dispositivo móvel, dispensando o contato telefônico. Através do aplicativo, quando realizado o acionamento, a localização aproximada da solicitante é enviada para o serviço de emergência (Patrulha Guardião da Mulher).
Caso não seja habilitado o GPS ou indisponibilidade de rede de dados móveis no dispositivo, o sistema não possibilitará o acionamento para a abertura de ocorrência, sendo necessário o contato telefônico através dos 153.
A patrulha Guardião da Mulher é focada no apoio à mulher em situação de vulnerabilidade e tem como base três pilares: segurança, saúde e independência financeira.
A plataforma é uma ampliação do projeto que foi iniciado em março de 2019 pelo Governo do Estado com parceria ao fundo social da cidade de São Paulo que lançou o aplicativo que permite que as vítimas de violência doméstica peçam ajuda para polícia apertando apenas um botão do celular por cinco segundos.
Nesta etapa serão disponibilizadas orientações importantes sobre assuntos que visam garantir proteção em relação às principais formas de violência listadas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social junto ao CREAS fará o acompanhamento Social e psicológico dessas mulheres agredidas que terão um atendimento digno e humanizado, além de outros aspectos para que essa Mulher não volte para a situação de risco que ela se encontrava. Os trâmites legais serão através da realização da instauração do Boletim de Ocorrência através da Delegacia de Polícia do município que enviara um encaminhamento da mesma para o CREAS.
O segundo Projeto, que será votado hoje dia (08), também é de apoio às Mulheres.
Todos os bares, restaurantes e casas noturnas serão obrigadas a prestar auxílio para a Mulher que se sentir ameaçada, chamando a polícia, ou acompanhando-a até seu carro ou chamando um Uber para ela. Dentro do estabelecimento será fixado cartazes com os dizeres: Violência Contra a Mulher É Crime. Se algum desses estabelecimentos não cumprirem, serão multados no valor que varia de R$581,80 até R$5.818,00 na tabela da UFESPs, e que será aplicada em dobro no caso de reincidência. O mais importante é que os valores arrecadados serão revertidos para o Programa de Proteção À Mulher.
“Me sinto muito feliz em poder estar sendo útil para meu município e principalmente para todas as mulheres NOGUEIRENSE, sentimento de muita gratidão por colaborar para que os índices de agressão possam diminuir e essas mulheres se sentirem amparadas pela Lei e por uma gestão mais humanizada e acolhedora”.
A vereadora Zezé da Saúde finaliza parabenizando todas as mulheres. “Quero com esses dois Projetos parabenizar todas as Mulheres Nogueirenses pelo Dia Internacional das Mulheres, que certamente com a nova administração estará sendo cuidada e protegida como merece. Sintam-se abraçadas por mim”.
Comentários deste artigo post