Pesquisar
Close this search box.

Dicas para economizar energia e dinheiro

Por: Correio Nogueirense
13/02/2018

O início do ano é uma época muito conturbada quando se trata da questão financeira. São muitos compromissos batendo à nossa porta como compra de materiais escolares, IPTU, IPVA etc, além claro das contas mensais que também não aliviam.

Desde o último aumento que sofremos nas contas de luz, esse tem sido um tópico importante para revisão e economia, já que é um dos serviços mais caros que pagamos no Brasil.

É por isso que nós do Correio Nogueirense acreditamos que é válido relembrar algumas dicas para economizar energia e consequentemente economizar um pouco de dinheiro no fim do mês.

CHUVEIRO
Começando pelo chuveiro, muitas pessoas tem o hábito de ligar o chuveiro um pouco antes do banho para aproveitar aquela névoa que é criada por causa da temperatura. Essa é uma prática que aumenta muito o consumo e pode ser deixada de lado visando a economia.

COZINHA
O uso de cafeteiras e micro-ondas também pode ser reduzido já que no fogão a gás também é possível esquentar os alimentos e sai muito mais barato.

LÂMPADAS
Não é novidade que as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas que as incandescentes. Mas elas ainda não são o último recurso para economizar. As lâmpadas de led são uma opção ainda melhor e a economia é considerável. Por exemplo, se você substituir cinco fluorescentes por cinco lâmpadas de led terá uma economia mensal de cerca de R$ 10 na conta de luz.

ELETRÔNICOS
Uma dica muito valiosa é retirar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando e principalmente quando for viajar. Itens como televisores, conversores digitais ou aparelhos sonoros, mesmo em modo stand by, chegam a consumir até 80% da energia que consumiriam se estivessem sendo utilizados.

CARREGADORES
Tente evitar ao máximo deixar carregadores conectados nas tomadas sem uso. E desconecte seu aparelho do carregador assim que a bateria estiver completamente carregada. Quando são deixados lá após completar a carga, esses itens aceleram em até dois terços o consumo de energia.

AR CONDICIONADO
A cada vez que o ar condicionado é ligado ou que ajustamos sua temperatura, ele suga mais energia do que quando está em seu funcionamento normal, então lembre-se que vale a pena deixá-lo ligado se você for sair só por uns 15 ou vinte minutinhos.

Comentários

Veja também