Existem várias maneiras de se trabalhar a autoestima elevada. Diferente do que muitos pensam, uma boa visão de si mesmo não é uma habilidade natural. Portanto, trabalhar a autoestima é uma tarefa diária e algumas dicas podem auxiliar durante esse processo:
Buscar o autoconhecimento
O autoconhecimento permite entender e identificar o que acontece para que o indivíduo se sinta menos valorizado. Ou seja, quais fatos ocorreram (ou ocorrem) na vida que geram sentimentos de impotência, tristeza, ansiedade e/ou menos valia?
Não ser tomado pelos sentimentos
Encontrar maneiras alternativas de agir naquela situação. Por exemplo, a pessoa descobrir seus “pontos fracos” e saber que ela poderá ser criticada por eles e, assim, agir sobre eles fazendo cursos, aprendendo com outros ou exercitando mais aquela habilidade.
Identificar suas qualidades
E não apenas os defeitos. Isso facilita o engajamento em tarefas em que suas características positivas possam ser realçadas.
Engajar-se em atividades mais prazerosas
Além daquelas, nas quais, se tem um bom desempenho e se é valorizado. Dessa forma, fortalece-se a autoestima, não pela superação de um problema, mas pelo aumento de atividades que possam, produzir coisas boas para você validando o que se é e o que você faz.
Valorizar a si mesmo
É a sua individualidade, empenhando-se em atividades que tragam felicidade. Por exemplo, cuidar da sua forma física (melhor autoimagem), dançar, ler um bom livro, permitir-se ser cuidado, amado e sentir-se especial.
Procure ajuda psicológica e médica
A autoestima é uma das responsáveis por garantir a qualidade de vida de uma pessoa. A baixa autoestima é considerada um problema e, em alguns casos, não se resolve sozinho. Ainda, pode causar danos significativos na qualidade de vida.
Para aprender mais técnicas de como melhorar a autoestima procure ajuda psicológica. A psicoterapia pode ser uma forma de trabalhar essas questões e conseguir melhoras significativas.
Em casos mais graves, talvez seja necessário o acompanhamento psiquiátrico. Procure ajuda psicológica e médica especializada para um diagnóstico concreto e um plano de tratamento eficaz e duradouro.