A diretoria do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) participou, nesta terça-feira (23), do Seminário de Segurança de Barragens para Empreendedores – Implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), organizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.
Representaram o município a presidente da autarquia Gabriela Montoya, o diretor técnico Eric Anthony Pamela, e a coordenadora de Controle Interno Márcia Cristina Filippini. “Foi um evento que valeu muito a pena acompanhar, pois promoveu um ambiente de interação e compartilhamento de experiências, e que nos deu vários insights para a operacionalização de atividades de planejamento, elaboração e revisão de planos de emergência, além da adoção de medidas necessárias à redução dos riscos de desastre em Artur Nogueira. Com a barragem do Córrego Cotrins em alerta, todo esse conhecimento técnico é mais que bem-vindo”, frisou Gabriela.
O SEMINÁRIO
Durante as mais de cinco horas de evento, foram abordadas as seguintes temáticas: Integração de Políticas Públicas para a Construção da Residência: Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB); Implantação do Plano de Ação de Emergência da CBA Alumínio; Implantação do Plano de Ação de Emergência da Aliança Energia; Implantação do Plano de Ação de Emergência da MOSAIC; e Implantação do Plano de Ação de Emergência da CTG Brasil.
O seminário faz parte das ações do Governo de SP que visam aproximar representantes de serviço de água e esgoto dos município, além de responsáveis pelos empreendimentos localizados em território paulista, com o intuito de compartilhar experiências com foco na implementação de Planos de Ação de Emergência (PAEs), previstos na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Além da diretoria do Saean, também participaram do seminário o chefe de Gabinete da Casa Militar, tenente-coronel Henguel Ricardo Pereira, o chefe de Divisão de Resposta da Defesa Civil, major Alberto Luís Silva, o subsecretário estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila, o promotor do Ministério Público (MPSP) e integrante do Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) Campinas, Rodrigo Sanches Garcia, além de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).