Pesquisar
Close this search box.

Educação da Prefeitura de Nova Odessa promove dia 1º ‘acolhimento’ a toda a equipe para a volta às aulas

A volta às aulas dos alunos das creches, pré-escolas e escolas municipais de Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) está marcada para o dia 06 de fevereiro.

Por: Correio Nogueirense
26/01/2023
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa promove no próximo dia 1º de fevereiro, em dois períodos (manhã e tarde), em um espaço de eventos da cidade, o “Acolhida Educa 2023”, encontro de acolhimento da Equipe da Rede Municipal de Educação para o Ano Letivo 2023. Já a volta às aulas dos alunos das creches, pré-escolas e escolas municipais de Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) está marcada para o dia 06 de fevereiro.

Os destaques da recepção serão a apresentação da Catavento Brasil Produções e uma palestra com o renomado neurocientista Nino Paixão. Paixão é professor e doutor em Neurociência pela Unicamp e vai trabalhar o tema “Ensinando e aprendendo com prazer: a Neurociência entra em ação!” para todos os profissionais da Educação Municipal.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo atende cerca de 5,6 mil alunos.

“Nos últimos anos geralmente o retorno das escolas era algo bem corrido. Os profissionais retornavam das férias e logo recebíamos os alunos para dar início às aulas. Este ano pensamos em fazer diferente e planejar nosso calendário de modo que conseguíssemos reunir todos os profissionais da educação num local para fazer um acolhimento motivacional antes do acolhimento dos alunos. Consideramos que este acolhimento inicial é de fundamental importância pois será um momento de encontros, harmonia, alegrias, carinho e cuidado”, explicou a diretora de Ensino Fundamental da Rede Municipal, Denile Tupynambá Marin.

“Queremos cuidar de quem cuida. Queremos mostrar para todos os profissionais da educação o quanto estamos felizes com o retorno de todos e o quanto eles são importantes para nossos alunos”, completou o secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira.

OUTRAS NOVIDADES

Já os alunos da Rede Municipal voltam às aulas este ano com uma série novidades. Começando pelas obras de reformas e melhorias em andamento em cerca de 20 das unidades mantidas pela Prefeitura.

Também será feita, já nas primeiras semanas de aula, a distribuição dos kits gratuitos de material escolar deste ano, assim como algumas surpresas que vêm sendo preparadas pela gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. E culminando com a adoção, ainda no primeiro bimestre, de aulas de robótica para os cerca de 1.200 alunos dos 1º e 2º anos do Fund 1.

Desde 2021, a atual gestão vem revolucionando a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa, com a compra de 105 lousas digitais e da plataforma Novo Educação (o aplicativo para aulas digitais), a reforma das escolas, a entrega de dois kits com 8 livros cada para os alunos, a distribuição de kits de livros e do “Palavra Cantada”, a retomada da Semana da Educação em 2022, a disponibilização de internet sem fio (wi-fi) em todas as escolas municipais e a parceria com o SEBRAE para as aulas do JEPP (Programa Jovens Empreendedores) nas 4 escolas de período integral – entre outras.

Também foi concluído com êxito, em 2022, o processo de reconhecimento das 200 EDIs (Educadoras de Desenvolvimento Infantil) como profissionais da Docência, através de um Projeto de Lei Complementar do prefeito Leitinho construído a quatro mãos junto à categoria e aprovado pela Câmara, pondo fim a luta de 30 anos da categoria.

Tudo isso já reflete no reconhecimento externo do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Nova Odessa na área, com a cidade sendo apontada como tendo o melhor Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2022, referente a 2021 (com nota 6,8).

Comentários

Veja também