O Corinthians voltou a campo na tarde deste domingo (16) em sua estreia no Campeonato Brasileiro 2023. Jogando na Neo Química Arena lotada, o Timão venceu o Cruzeiro pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados no segundo tempo, por Matheus Araújo e Róger Guedes.
Com a vitória, o Coringão somou seus primeiros três pontos na competição nacional. O próximo desafio do Alvinegro no Brasileirão ocorre no próximo domingo (23), quando enfrenta o Goiás, fora de casa.
Escalação
O técnico Fernando Lázaro escalou o Corinthians com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Gil, Bruno Méndez e Matheus Bidu; Roni, Fausto Vera, Giuliano e Chrystian Barletta; Róger Guedes Yuri Alberto. Entraram no decorrer do jogo: Matheus Araújo, Cantillo, Adson, Du Queiroz e Fábio Santos. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Carlos Miguel, Maycon, Romero, Paulinho, Pedro, Balbuena e Murillo.
Primeiro tempo
Antes de começar a partida, o Corinthians entrou em campo com parte do elenco que participou da equipe durante a Democracia Corinthiana em 1983. Estreando o novo uniforme, que homenageia este movimento, os jogadores do time atual entraram em campo com a camisa 1, enquanto o elenco de 1983, com a camisa 2.
Bola em jogo!
A primeira tentativa do Timão ocorreu aos cinco minutos de jogo: Giuliano fez passe para Yuri Alberto, o atacante do Alvinegro recebeu e bateu de fora da área, mas a bola foi por cima do gol. Aos oito, Matheus Bidu tomou a bola e também chutou para o gol de fora da área, fazendo o goleiro Rafael trabalhar.
Outro lance perigoso do Time do Povo ocorreu aos 16 minutos: Fagner cobrou o escanteio na cabeça de Gil, o camisa 4 cabeceou firme, mas a bola foi para fora.
Aos 39 minutos, Giuliano sentiu dores e pediu para ser substituído. O camisa 20 saiu para a entrada de Matheus Araújo.
O árbitro deu oito minutos de acréscimo, respeitando a nova recomendação da CBF em disponibilizar acréscimos mais generosos, de acordo com as paradas de jogo.
Fim de primeiro tempo na Neo Química Arena.
Segundo tempo
O Corinthians voltou para o segundo tempo com outra alteração: saiu Roni para a entrada de Cantillo.
Bola em jogo!
O Timão tentou nos primeiros minutos ter mais posse de bola, algo que faltou na primeira etapa.
A primeira jogada perigosa do Time do Povo ocorreu aos 15 minutos: Fausto Vera fez uma boa jogada e chutou de fora da área. A bola passou rente à trave direita do goleiro Rafael. A jogada de Fausto agitou a Fiel nas arquibancadas.
Aos 20 minutos, Cantillo recebeu a bola na frente do gol. O camisa 24 chutou de fora da área e a bola ficou nas mãos do goleiro cruzeirense.
Gol do Corinthians! Aos 22 minutos, em uma tabela de Fausto Vera com Matheus Araújo, o camisa 5 fez o passe para Matheus, que dominou e deu um tapa de perna direita para fazer seu primeiro gol como profissional do Timão, 1 a 0.
Após o gol, Fernando Lázaro mexeu mais uma vez no time: saiu Chrystian Barletta para a entrada de Adson.
Outra chagada perigosa do Timão, aos 28 minutos: Fagner fez cruzamento na cabeça de Yuri Alberto, o camisa 9 cabeceou à queima roupa e Rafael fez uma defesa milagrosa.
Fausto Vera mais uma vez tentou de fora da área, aos 36 minutos. E mais uma vez Rafael fez a defesa, mandando para escanteio. O Timão fazia um excelente segundo tempo.
Gol do Corinthians! Em cobrança de escanteio, Gil cabeceou e Rafael defendeu, a bola sobrou para Róger Guedes, que colocou no fundo das redes, 2 a 0. A jogada chegou a ser anulada pela arbitragem, por uma possível falta de Gil na jogada, mas após a revisão do VAR, o gol foi validado, aos 45 minutos.
O árbitro deu nove minutos de acréscimo.
O Corinthians mexeu mais duas vezes, aos 48 minutos: saíram Fausto Vera e Matheus Bidu, para a entrada de Du Queiroz e Fábio Santos.
O Cruzeiro descontou o placar, aos 49 minutos: em cobrança de escanteio, Lucas Oliveira cabeceou e diminuiu o placar, 2 a 1.
Fim de jogo na Neo Química Arena, o Corinthians somou os seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro.
Próximo jogo
O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (19), para enfrentar a equipe do Argentinos Juniors, pela segunda rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. A partida será na Neo Química Arena, às 21h30 (horário de Brasília).