Pesquisar
Close this search box.

Em música, Rapper critica gestão do prefeito de Artur Nogueira

Mano Jhony desde pequeno se envolve com o Rap, estilo musical que usa como protesto, sendo porta voz da sociedade.

Por: Correio Nogueirense
12/11/2018

Mano Jhony, tem 25 anos de idade, é natural da Bahia e hoje mostra seu talento em Artur Nogueira com letras fortes, transmitindo através do Rap a mensagem que o povo quer passar para os responsáveis da gestão do município.

Jhony veio quando criança para São Paulo, onde teve o primeiro contato com o Rap ouvindo grandes nomes do gênero como os Racionais Mc’s. Aos 7 anos, se mudou com sua família para Artur Nogueira. Quando completou 13 começou a escrever, daí em diante nunca mais parou e começou a viver o sonho de cantar Rap. “Com 15 anos, fui embora da cidade e com 16 gravei meu primeiro CD com 10 músicas, chamado ‘Você decide’, junto com o Léo um parceiro meu. Meu primeiro show foi em Livramento (Bahia) e contou com oito mil pessoas. Depois, meu parceiro acabou se casando, então com 18 anos gravei meu segundo CD, agora sozinho, chamado ‘Revolução’. Em seguida, estourei juntamente com o CTS de Uberaba – MG, um Rapper que é conhecido, assim como o Gustavo Lima é no sertanejo. Juntos gravamos a música Mula Sem Cabeça que hoje possui mais 40 mil acessos”, diz Jhony.

Morador de Artur Nogueira e não contente com a atual gestão, Jhony teve a iniciativa de escrever Rap em forma de protesto, com a intensão de mudar a situação do município. “O Rap surgiu em 1960 na Jamaica com o ideal de protestar e reivindicar os direitos dos menos favorecidos, após isso foi para o Estados Unidos, onde começou o Rap Gangster que mostrava a realidade das gangues de rua. No século 20 ele veio para o Brasil com apresentações no Teatro mambembe pelo dk Theo Werneck, nos anos 80, com o Dj 1, Mano Brown Racionais, sempre buscando reivindicar os direitos e mostrar a desigualdade social. Eu uso essa mesma ideologia do Rap, mas aqui em Artur Nogueira, busco uma melhoria em prol da população. Nós temos um gestor, o prefeito, ele é funcionário do povo, quem colocou ele lá foi o povo e ele precisa entender isso, isso se chama democracia, é o governo para o povo e não para ele”, explica.

Mano Jhony irá ingressar no curso de Direito ano que vem, hoje ele usa das Leis para embasar suas músicas. “A minha última música fala sobre a Lei 12.527 de acesso a informação. No refrão  diz ‘cadê a arrecadação? Cada de contas à prestação? Cadê o investimento da nossa cidade? Está feio mesmo, de verdade. Artur pede socorre, olha eu aqui de novo, o porta voz do povo, por quê? ’, Muitas pessoas desconhecem a Lei, sabe por que as pessoas não procuram os direitos delas? Porque elas desconhecem. Na Bíblia, Deus fala que o povo perece por falta de conhecimento ‘procurai examinar as escrituras porque elas falam de mim e contém a vida eterna’. A Constituição Federal, o Código Penal, os Direitos dos brasileiros são as nossas Bíblias, para o cidadão. Eu tenho a noção de direito, eu tenho curso de direitos humanos, capelania civil e religiosa e farei o curso de Direito o ano que vem”. Diz Mano, que tem o objetivo de representar o povo nogueirense através de suas letras.

“Não tenho nenhuma ligação política com partidos, minha única ligação foi panfletagem na campanha de deputada da Zezé da Saúde, mais nada. Vieram atrás de mim achando que a Zezé havia pedido para fazer a música, eu não tenho intenções políticas, se alguém pedisse para que eu fizesse uma música, não faria, não sou cavalo de ninguém. No dia que eu ver alguém querendo se beneficiar disso, eu saio”.

O Rapper diz que não tem medo, pois o que faz é representar o povo. Estou representando a maioria, meus pais e meus irmãos. “Quando eu vejo este descaso com as pessoas, eu vejo os meus pais que são trabalhadores, eu olho o desrespeito com o cidadão e penso que poderia ser minha mãe… e é minha mãe, é meu pai, pois eles também são cidadãos”.

“A maioria da minha família e amigos apoiam o trabalho que eu faço. Só houve uma pessoa que colocou no Facebook que defendia a família Vicensotti, porém, eu não falo de família e nem do pessoal. Eu falo que gestão, como um prefeito, um funcionário, ele pode ser uma pessoa muito legal, mas eu falo como gestor do município”.

A última musica que Jhony gravou, já ultrapassou 13 mil visualizações no Facebook, que só tendem a crescer. Ele também comenta sobre suas inspirações, que surgem através dos problemas do município, como a falta de merenda nas escolas. “Sempre ouvi as pessoas falando desses fatos de injustiça, como fizeram com as crianças, tirando a alimentação delas. Há crianças passando mal nas escolas porque não tem o que comer direito, eu sinto uma injustiça. Na Bíblia em Mateus 24, diz que bem-aventurados aqueles que têm sede e fome de justiça porque serão fartos. A minha música é sede de justiça por Artur Nogueira e também pelo país, mas a primeira mudança vem da cidade. O meu foco com a minha música é alertar a população, fazer com que ela compreenda a verdade, que as pessoas saibam a importância delas, e que reivindiquem seus direitos”.

Ele espera que com seu Rap os governantes e a população possam seguir o que diz a bandeira nacional. “Espero ordem no Executivo, ordem no Legislativo, ordem na organização da segurança pública e progresso para todo cidadão nogueirense. Eu não vejo ninguém do Legislativo fiscalizando o Executivo, os vereadores estão sendo muito omissos, na verdade eles traem o povo, o povo depositou neles o voto de confiança e de representação. Eu espero para Artur Nogueira, uma saúde melhor. A saúde pública é um caos, atendimento demorado e sem educação, o povo te trata mal como se fosse gado. A cidade hoje não possui lazer, na lagoa dos pássaros os brinquedos estão quebrados, os banheiros são uma nojeira e não tem água. No Coração Criança, a onde era para ser praticado esporte, não funciona, a criançada não tem aonde brincar e acaba indo para as drogas, a juventude está abandonada”, explica.

“Existe algo que rege o Brasil, chamada de carta magna, ali está tudo que o deve ou não deve ser feito no país. O Executivo deve ler e fazer o que está lá, respeitar os direitos, as propriedades, de acordo com a Constituição Federal todos os brasileiros são iguais em seus deveres, respeitando estes princípios fará uma boa gestão. O Legislativo deve fiscalizar e fazer o seu trabalho, pois o povo depositou sua confiança para que façam algo para eles, devem honrar quem paga o salário deles, a população deve acreditar”, com este recado, Mano Jhonny conclui seu pensamento. “Deus seja Louvado”, finaliza.

Assista ao vídeo feito pelo Rapper:

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado