Pesquisar
Close this search box.

Em velório de secretário Marco Russo, esposa e prefeito de Nova Odessa pedem justiça

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos de Russo, além das autoridades municipais, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos não só de Nova Odessa, como de outras cidades.

Por: Correio Nogueirense
08/12/2021

Foi realizado no Paço Municipal, em Nova Odessa, nesta terça (07) o velório de Marco Antonio Barion, o Russo, de 52 anos e secretário de Governo da Prefeitura de Nova Odessa, e ex- secretário em Artur Nogueira, assassinado a tiros por volta das 7h30 de segunda (06). No velório, tanto o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, quanto a esposa de Russo, Talita Monção, pediram justiça contra os autores do crime. Ambos já prestaram informações à Polícia Civil e acompanham nas investigações.

A cerimônia aconteceu das 9h às 11h e contou com a presença de familiares e amigos de Russo, além das autoridades municipais, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos não só de Nova Odessa, como de outras cidades. Russo deixou viúva e um filho de 4 anos. Leitinho disse ser “um momento muito triste, como prefeito, cidadão e ser humano”.

Para Leitinho, “Russo era um homem que tinha muito amor e carinho pela família, sempre falava deles, dizia que queria chegar em casa para dar um abração em sua esposa e seu filho Heitor”. “Era um cara que realmente lutava pelo que é certo, que fez de tudo pela cidade e pelo poder público. Em todos os momentos, desde minha eleição até hoje, ele sempre me dava um abraço tão forte quando nos víamos”, lembrou.

Por fim, o prefeito ressaltou que “ele (Russo) foi emboscado, isso é um ato de muita maldade”. “Não podemos permitir isso, peço que a justiça seja feita e que as autoridades consigam achar os autores do crime, e o principal, achar quem foi o mandante dessa execução”, completou Leitinho.

Ao falar, emocionada, Talita lembrou que Russo “era o marido que sempre sonhei, sempre contando histórias, piadas, e mesmo nos momentos difíceis, ríamos de tudo para ficarmos bem”. “Nós dois sonhávamos com uma cidade melhor e também com um mundo melhor, e vou continuar lutando por isso. Quero que o Russo esteja vivo e presente na memória de todos. Quero, acima de tudo, justiça, não podemos deixar que esse acontecimento seja em vão, vamos lutar, para conseguir descobrir os responsáveis pelo crime”, completou a viúva.

Ao fim do velório, o corpo de Barion foi levado para Garça/SP, sua cidade natal, onde foi novamente velado e enterrado no mausoléu da família Barion/Barião, conforme pedido expressado ainda em vida.

Russo era cientista social formado pela Unesp de Araraquara. Foi assessor parlamentar do ex-deputado Antonio Mentor, secretário parlamentar do ex-deputado José Mentor, coordenador de Governo da Prefeitura de Iracemápolis e secretário de Administração da Prefeitura de Artur Nogueira. Ele também foi presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) de Americana.

Sua última atuação antes de ser nomeado secretário municipal de Governo de Nova Odessa foi como assessor legislativo do vereador Professor Antonio, na Câmara de Nova Odessa, de dezembro de 2019 a novembro de 2020, quando deixou a assessoria para assumir a coordenação da equipe de transição do prefeito eleito Cláudio José Schooder.

O CRIME

O assassinato ocorreu na manhã do dia 06, por volta das 7h30, quando o secretário estava saindo do condomínio onde morava, no Jardim Marajoara. Quando entrou na Rua Rute Klavin Grikis, Russo foi “fechado” por um Uno branco que estava estacionado embaixo de uma árvore. O autor do crime saiu do banco do passageiro do Uno e efetuou diversos disparos em direção ao secretário, que faleceu na hora. Depois da ação, os criminosos fugiram sentido Avenida Brasil.

Foram identificadas, pela perícia da Polícia Civil, disparos de dois tipos de armas e calibres diferentes. Câmeras de segurança de uma fábrica localizada na avenida captaram a ação, que durou em torno de 20 segundos. As imagens estão ajudando na investigação. O caso está sob cuidados do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de Piracicaba, divisão especializada em crimes de grande repercussão.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado