Pesquisar
Close this search box.

“Em vez de manter a SAEAN, é a SAEAN que mantém a prefeitura”, declara Rodrigo de Faveri

Vereador diz que mesmo o executivo tentando conceder a autarquia, é ela que tem salvado a prefeitura com seu lucro em caixa.

Por: Correio Nogueirense
07/08/2019

Na última segunda-feira (05) na décima sexta sessão da câmara, ocorreram diversas votações e debates importantes para o futuro do município. Um dos pontos importantes foi à votação do Projeto de Lei nº 032/2019, de autoria do Executivo, que “Autoriza anulação de dotação da autarquia SAEAN para suplementação de dotação do valor remanescente do realinhamento da ETE STOCCO, junto ao orçamento do município e dá outras providências”.

O projeto foi votado e aprovado por unanimidade, na votação de dispensa de parecer, os vereadores Rodrigo de Faveri (PTB) e Adalberto di Lábio (PSDB) votaram contra.

Um dos dois vereadores contrário a dispensa de parecer, Rodrigo de Faveri (PTB) tentou explicar o motivo de ter sido contrário. “Eu estava realmente desconfortável com algumas informações, além da visita que tivemos na estação de tratamento, como por exemplo, o prazo do dia 10, eu ainda não tive acesso a esse documento, as penalidades, aos documentos, realinhamento de preços, eu não consegui me reunir com a parte financeira para saber mais. Na justificativa do projeto votado ano passado, estava escrito que teria conclusão e votamos num projeto que não foi concluído. A sensação que eu tenho ao votar hoje favorável ao término é de que se não vai chegar um terceiro projeto com a mesma justificativa, aí eu vou me sentir traído, enganado, um otário. Bota-se a faca no pescoço, o prefeito assinou o projeto no dia primeiro de agosto e hoje é dia cinco, o projeto não passou por nenhuma comissão, aqui é uma Câmara Municipal e reitero que não é nenhum despachante, nós não estamos aqui para despachar os projetos do prefeito”.

Rodrigo fez questão de salientar que os atrasos nas obras não são de hoje e cobrou o prefeito sobre a sua função e colocado no cargo pela população. “Como disse a maioria dos colegas da casa, as obras estão em atraso não é de hoje, passeasse menos para Campos do Jordão e para Goiás. Cada um tem a liberdade para passear aonde quiser, mas que trabalhasse mais para cumprir a função que o senhor foi eleito. Que o senhor mandasse o projeto de lei a tempo para esses homens analisarem, para podermos votar de forma coerente sem que tivéssemos que despachar. Isso não é apelo de um opositor, isso é apelo de um legislador, isso é um apelo de quem quer cumprir o mandato de uma forma justa e errando o mínimo possível. Diante de todas essas situações, que mesmo contrariado, nós aprovamos um projeto de lei preocupado com os munícipes dessa cidade, que não vão ter onde morar no lote que eles compraram e pagaram porque não tem estação de esgoto para ligar. ”

Para finalizar o vereador falou que a prefeitura tem cumprido as suas obrigações a ETE STOCCO graças a SAEAN, que tem um grande caixa. “Realmente a grande preocupação, a força motriz deste projeto é não perder o convênio, ou se é deixar a população sem o tratamento de esgoto, ou é cumprir acordo político. Precisa ligar a estação de tratamento de esgoto de um, dois, três e quatro loteamentos, eu não estou acusando, estou levantando uma questão porque não vou dormir com ela sozinho. Está preocupado em cumprir o TAC que é compromisso da prefeitura, é a SAEAN que mantém a prefeitura, e era a prefeitura que deveria manter a SAEAN. É a SAEAN que está salvando um acordo político, esse acordo político traçado por aqueles que tentam vender a vaca leiteira que é a SAEAN”, finalizou.

Comentários

Veja também