Reuters – As emissões de gases do efeito estufa na União Europeia caíram quase 3% no primeiro trimestre de 2023, mesmo com o leve crescimento da economia do bloco, informou a agência de estatísticas Eurostat nesta quarta- feira .
As emissões da UE no trimestre de janeiro a março totalizaram 941 milhões de toneladas métricas de equivalentes de CO2 , uma queda de 2,9% em relação ao ano anterior, enquanto a economia cresceu 1,2% em relação ao ano anterior.
Enquanto o mundo luta contra o clima cada vez mais imprevisível e extremo das mudanças climáticas, incluindo ondas de calor em Portugal e Espanha, a UE está avançando em direção à sua meta de emissões líquidas zero até 2050. No início deste ano, proibiu a venda de carros novos a gasolina e diesel de 2035.
As emissões caíram em 21 dos 27 países do bloco, com as maiores reduções observadas na Bulgária, Estônia e Eslovênia. Eles cresceram, no entanto, na Irlanda, Letônia, Eslováquia, Dinamarca, Suécia e Finlândia.
As famílias foram responsáveis pela maior parte – quase um quarto – do total de emissões de gases de efeito estufa, disse a Eurostat, enquanto a manufatura respondeu por um quinto.
A comercialização de electricidade e gás – o sector onde as emissões mais diminuíram – contribuiu ainda com 19% do total, com a agricultura a representar 13% e os transportes e armazenamento a 10%.