Vem aí o Mês do Empreendedor. A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Aqui, programou várias atividades de capacitação para os empresários em outubro. A agenda começa neste dia 08, com a participação na Feira do Empreendedor. Uma caravana vai levar 40 sumareenses ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista. A Feira que acontece de 5 a 8 de outubro é considerada o maior acontecimento de empreendedorismo do País, e a oportunidade de negócios, conhecimento e informação para todos que têm ou pretendem abrir o próprio negócio.
A Oficina Inovação Tecnologia acontecerá dia 22, no auditório da Associação Comercial de Sumaré (ACIAS), das 18h às 20h. Na Oficina de sensibilização do Programa Ali – Inovação e Tecnologia as empresas serão acompanhadas por agentes especializados. O projeto ajuda a promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa, gratuita e personalizada.
“O Sebrae e os demais serviços oferecidos aos empresários de Sumaré são de extrema importância para fortalecer a rede empreendedora do nosso município, proporcionando um ambiente favorável para a abertura e crescimento de micro e pequenas empresas, além de contribuir com a economia local, a geração de emprego e renda”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.
De 19 de outubro a 1º de novembro, das 13h às 17h, acontece o Curso Super MEI “Sei Formar Preço de Venda; Sei Vender; Sei Inovar”. Totalmente gratuito, o curso dividido em 4 módulos tem carga horária de 20 horas, e é voltado para todos os Micro Empreendedores Individuais. Possibilita aos participantes um conjunto de soluções para quem já é Microempreendedor Individual ou para aqueles que pretendem abrir o próprio negócio, e desejam estar preparados para se destacar no mercado.
Por meio do curso, o participante aprenderá a fazer controle financeiro, aprimoramento técnico em uma atividade relacionada ao seu negócio e conceitos básicos de marketing para vender mais. Além disso, os Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão, de acordo com as regras e condições do Programa Juro Zero Empreendedor, solicitar um financiamento a juro zero.
Em outubro acontece ainda, em parceria com a Faculdade Anhanguera, a Oficina de Startup. A atividade será das 19h30 às 21h30, ocasião em que professores e alunos receberão a capacitação. E prossegue em novembro por meio da disciplina empreendedora “Capacitação dos Professores”. A intenção é levar esse projeto à instituição educacional em todos os semestres. “A administração municipal quer estimular o empreendedorismo e dar o suporte necessário para que micro e pequenos empresários tenham sucesso em seus negócios. Neste mês de outubro quando comemoramos o mês do Empreendedor, o empresário sumareense terá a oportunidade de se qualificar ainda mais por meio da programação do Sebrae”, garantiu o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani.
SEBRAE Móvel
O SEBRAE Móvel ficará estacionado durante o dia 8 de novembro na região do Jardim Picerno. Trata-se de um projeto inovador que funciona como um escritório sobre rodas e oferece gratuitamente conteúdos sobre empreendedorismo e gestão a empresários e empreendedores. O veículo é equipado com todos os instrumentos necessários para que os funcionários do SEBRAE-SP realizem atendimentos presenciais, garantindo auxílio a todos os interessados em ter seu próprio negócio ou melhorar os resultados. Os assuntos incluídos na prestação do serviço vão de plano de negócios e orientações sobre gestão à formalização de microempreendedor individual (MEI), entre outros. O veículo atenderá na Avenida Fuad Assef Maluf – próximo ao Supermercado Santana e a Lotérica – no Jardim Picerno 2, das 9h30 às 16h30.