Pesquisar
Close this search box.

Encontro realizado na Câmara Municipal discute reformas da Igreja Matriz em Artur Nogueira

Movimento Pró-Matriz e o padre responsável pela paróquia apresentaram seus argumentos na reunião.

Por: Correio Nogueirense
26/10/2018

Os vereadores Cristiano Da Fármacia (PR), Rodrigo de Faveri (PTB) e Zé Pedro Paes (PSD), organizaram ontem (25) uma reunião no Salão Nobre da Câmara Municipal com o objetivo de apresentar argumentos e abrir o diálogo entre o movimento Pró-Matriz e o padre Edson Tagliaferro, sobre as reformas da igreja matriz.

A reunião contou com os grupos envolvidos para presenciarem e a imprensa, que não pode realizar questionamentos durante as apresentações. Houve argumentos a favor e contra uma grande reforma na matriz, um deles foi de Geso de Oliveira. “Eu defendo a parte histórica, eu entendo e acredito que liturgicamente é correto, mas eu defendo a história e acredito que a nossa identidade deve ser preservada, o empasse que estamos tendo é um empasse com amores diferentes, o padre pelo amor e o sacerdócio dele, mas nós  pelo o amor ao prédio e a identidade histórica que ele traz”, diz.

Cada grupo teve 30 minutos para mostrar seu ponto de vista sobre o assunto. O Padre Edson mostrou através de uma apresentação as obras que precisam ser feitas no local. “Eu espero que essa exposição possa sanar algumas dúvidas, é uma pena que tenha chegado a este ponto para o diálogo, é difícil dizer que isso seja um diálogo”, diz o padre Edson que preza pela nova Matriz. Ele também afirmou que foram gastos R$ 48 mil e que já está para iniciar as obras.

“A igreja foi construída pelos cidadãos nogueirenses, ali aconteceram missas históricas, inaugurações, ela é referência cultural, ela é referência de relações afetivas entre famílias. Tudo isso está inserido ali, acredito que precisamos de um reforma, mas como podemos fazer isso sem destruir a história? Não precisa de uma igreja nova para organização, uma alteração significativa é o que está precisando agora”, explica Maria Nilce do movimento Pró-Matriz.

Movimento Pró Matriz tem como objetivo a preservação da identidade histórica do prédio. No entanto o responsável pela Igreja, padre Edson, acredita o que deve ser preservado é o ministério, e preza por uma nova Igreja no local.

 

Comentários

Veja também