Pesquisar
Close this search box.

Entenda do TOD – Transtorno Opositivo-Desafiador

Por: Correio Nogueirense
26/01/2018

Crianças extremamente opositoras, que discutem por qualquer coisa, desafiadora, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas, que mesmo que errados jamais mudam de opiniões, se você já se deparou com alguma criança assim, provável que ela tenha o Transtorno Opositivo-Desafiador.

Esse transtorno pode aparecer em qualquer momento da vida da criança, mas é mais comum entre os 6 a 12 anos de idade. O quadro leva à severas dificuldade de tempo e de avaliação para avaliarem regras e opiniões alheias e são intolerantes às frustrações levando reações agressivas, sem qualquer sensatez ou controle emocional. E com isso, essas crianças costumam ser discriminadas, não se mantém em grupos de amizades. Até os próprios pais evitam sair de casa para evitar transtornos, e muitas vezes são deixadas em casa ou com parentes.

O tratamento é por meio de três pilares: medicação, que auxilia, em boa parte dos pacientes, a auto-regulação de humor em frente as frustrações; Psicoterapia: que ajuda na mudança de comportamento; E o suporte escolar: dessa forma, a criança terá apoio, reforço e abertura para um bom diálogo.

Comentários

Veja também