Pesquisar
Close this search box.

Entenda o significado dos ovos e coelhos da Páscoa

Conheça a possível origem do significado dos ovos e do coelho.

Por: Correio Nogueirense
01/04/2018

Mas qual a ligação entre ovos de chocolate e coelho com a morte de Jesus Cristo? Há várias crenças e controvérsias que circulam por ai.

Umas das versões, que tem sido disseminada ao longo dos séculos é a de que quando Maria Madalena foi antes do amanhecer de domingo ao sepulcro de Jesus, levando consigo alguns materiais para ungir o corpo dele, ela encontrou o sepulcro aberto. Um coelho que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.
É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.

O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento. Povos da Antiguidade, como os romanos, propagavam a ideia de que o Universo teria a sugestiva forma oval.
Logo, estabeleceu-se o hábito de presentear uns aos outros com ovos de galinha. Alguns historiadores especulam que essa tradição teria surgido entre os persas. Outros atribuem sua origem aos chineses.

Porém, os ovos começaram a ser ornamentados, nos tempos antigos, os ovos que eram presenteados passaram a ser pintados à mão.

Por volta do século 18, os confeiteiros franceses resolveram experimentar uma nova técnica de preparo: que tal esvaziar os ovos e recheá-los de chocolate? Um século depois, os ovos passaram a ser feitos de chocolate e recheados por bombons. A invencionice gastronômica foi aprovada até por quem não vê qualquer significado religioso em ovos e coelhos.

Comentários

Veja também