A escola estadual José Apparecido Munhoz, no bairro Antônio Modolo, em Artur Nogueira, realizou uma mobilização para a Campanha “Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”, que aconteceu no sábado (27). O objetivo da campanha foi sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
No Munhoz, a ação aconteceu para lembrar a luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, crimes que ainda ocorrem com muita frequência no Brasil, principalmente em comunidades rurais, onde a falta de informação contribui para o baixo número de denúncias e, consequentemente, para a impunidade dos abusadores.
As atividades tiveram início às 8h com café comunitário, em seguida foi feita a abertura do evento na quadra esportiva, com a Fanfarra e Coral dos estudantes da Escola Munhoz, para conscientização do Maio Laranja – Combate ao Abuso e à exploração sexual das crianças e adolescentes.
Logo em seguida, com apoio da Polícia Milita, da GCM e do Departamento de Trânsito do município, toda equipe de professores, equipe gestora e estudantes saíram em passeata pelo Maio Laranja. Com grito de guerra: “Faça Bonito – Proteja as crianças”.
Após encerramento da passeata, teve amistoso de futebol com os estudantes. O encerramento das atividades foi às 12h.
De acordo com a diretora da escola, Rosemary Reinhardt, a arma mais poderosa para barrar o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes é a informação e participação da sociedade denunciando pelo disque 100.
“A escola vem trabalhando, falando a importância de fazer essa campanha. A gente leva informação e orientação de como se defender e não se calar”, enfatizou a diretora.
Reinhardt, destacou o trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar. “Estamos realizando atividades, orientações com as equipes pedagógicas e diretivas, queremos reforçar cada vez mais essa rede de proteção para nossas crianças”, comentou.
A ação contou com arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis. Também foi realizado uma ação de conscientização no trânsito (Maio Amarelo).