O bullying corresponde a um comportamento intencionalmente agressivo, violento e humilhante, que envolve um desequilíbrio de poder: Crianças que fazem bullying usam o seu poder (a sua força física ou o acesso a alguma informação constrangedora) para controlar e prejudicar outras crianças. É um comportamento repetido ao longo do tempo, que acontece mais do que uma vez. E o ambiente ideal para tal ato, é a escola.
Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores. Pensando nisso, a Secretaria de Educação de Artur Nogueira, criou o Projeto “Leitura na Escola – Ética e Cidadania”, para uma melhor interação entres os alunos.
A leitura é a parte fundamental do projeto, é através dela que o aluno será levado a refletir sobre as situações de convivência dentro e fora da escola. Através do material, os docentes criam diversas atividades pedagógicas para o ensino e aprendizagem dos seus alunos.
O projeto teve início em 2017, no segundo semestre do ano, onde a rede municipal de ensino da cidade, teve a aquisição do material paradidático e as capacitações para os docentes de como executar e abordar o assunto do relacionamento humano.
Esse foi o primeiro passo para a ampliação do projeto, onde contribuiu para a elaboração de um outro Projeto Antibullying, em cada unidade escolar municipal, em conformidade com a Lei 13.185 de 2015. “Em 2018, ampliamos nossas capacitações para professores e incluímos os gestores, aumentando assim o conhecimento para aplicar no dia a dia com as possíveis situações de convivência. O professor está sendo capacitado para construir um clima escolar de respeito, de cooperativismo, de honestidade, de responsabilidade e de amor ao ser humano”, explica a Secretaria de Educação.
Ainda segundo o departamento educacional, o projeto visa melhorar o relacionamento entre os alunos, “acreditamos que este projeto seja um suporte que contribuirá para um ambiente educacional favorável ao desenvolvimento sócio educacional dos nossos alunos”, encerra.