Diretoras e representantes das Associações de Pais e Mestres (APMs) de 61 escolas da rede municipal de ensino receberam na tarde de quarta-feira (26) a primeira parcela de um repasse inédito em Itatiba. No total, são cerca de R$ 160 mil que serão geridos por quem vive o dia a dia das escolas.
“Aumentar a autonomia das direções escolares era uma proposta nossa desde a nossa candidatura. Eu tenho certeza que a ambiência das escolas vai melhorar ainda mais. Os problemas estruturantes mais graves nós já resolvemos, e agora esse recurso fará diferença na vida das escolas, que poderão resolver outros problemas de maneira mais dinâmica. Isso é orçamento participativo, com as escolas sendo geridas pela própria comunidade”, afirmou o prefeito Douglas Augusto.
O valor-base foi calculado conforme o número de alunos matriculados em cada escola. Assim, CEMEIs e EMEBs receberão valores que variam de R$ 800 a R$ 22 mil, que serão pagos em duas parcelas, uma em cada semestre.
“A ideia é descentralizar o trabalho da Secretaria de Educação, para que as escolas tenham autonomia para fazer pequenos reparos e reformas que ela precisa. Essa descentralização é importante para nos concentrarmos em outros aspectos: por exemplo, iniciamos 2017 sem nenhuma escola com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e hoje já temos 16 – a obtenção do AVCB implica em realizar investimentos maiores, com equipamentos e reformas pontuais estruturantes”, destacou Anderson Sanfins.
Diretora da EMEB “Profª Inês Prado Zamboni”, no Parque São Francisco, Nadia Cecon fala sobre a importância do repasse. “Independente do valor, é muito importante para todas as escolas, cada uma na sua proporção, e essa autonomia na gestão, de ver o que é mais necessário, do que está presente o tempo todo. Dentro da nossa escola fizemos o levantamento das prioridades para os alunos e para a comunidade. Agora podemos investir no que é mais necessário”, pontuou.
O primeiro pagamento já foi realizado e já pode ser utilizado de acordo com a decisão de APMs e Direções Escolares.