Pesquisar
Close this search box.

Especialistas do terceiro setor ensinam ONGs de Artur Nogueira a captar recursos

Conseguir se manter financeiramente tem sido o principal desafio de instituições do terceiro setor. Fazer o bem custa investimentos, e nem sempre as ONGs sabem como se capitalizar. Para estimular o perfil empreendedor nas organizações sem fins lucrativos, o presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP) em Artur Nogueira, Tonhão da Conquista, realizou juntamente com a equipe do deputado estadual Rogério Nogueira, a palestra gratuita “Organização de entidades do Terceiro Setor”.

Por: Correio Nogueirense
26/03/2023

Conseguir se manter financeiramente tem sido o principal desafio de instituições do terceiro setor em todo o estado de São Paulo. Criatividade, trabalho voluntário e vontade de ajudar o próximo são pontos essenciais para uma instituição do terceiro setor, mas é preciso estar com a saúde financeira em dia. E, nem sempre, as organizações do terceiro setor sabem como se capitalizar.

Nesse sentido, a equipe especializada nesse assunto do Deputado Estadual Rogério Nogueira esteve em Artur Nogueira a convite de Tonhão da Conquista (presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP) para realizar a palestra gratuita “Organização de entidades do Terceiro Setor”.

O evento ocorreu nesta última quinta-feira (23), no salão nobre da Câmara Municipal de Artur Nogueira e contou com a presença do presidente da câmara de Artur Nogueira, vereadores e entidades do terceiro setor.

A palestra foi conduzida pelos palestrantes e especialistas no assunto da equipe do Deputado Rogério Nogueira Mário Cesar Cobianchi e Fábio Suzigan Nobre, que juntos discutiram a organização para captação de recursos e organização documental das entidades nas esferas municipal, estadual e federal.

“Muitas organizações têm reduzido seus atendimentos devido à falta de investimentos para financiar o trabalho desenvolvido. A palestra mostrou ideias simples e inovadoras de como conseguir recursos para continuar melhorando a sociedade”, afirma Tonhão da Conquista, empresário e presidente do Partido Progressista em Artur Nogueira.

O coordenador do Lar e Instituto Renascer e Conselho Municipal de diretos da criança e do adolescente (CMDCA), Lucas Barbosa diz que o momento é de muito aprendizado e conhecimento quanto a organização documental da sociedade civil. “Foi excelente oportunidade para esclarecimentos de dúvidas no tocante a captação de recursos, execução de projetos e emendas parlamentares. Lamento a ausência de algumas instituições que perderam a oportunidade de aprender mais um pouco, aprendemos também pilares fundamentais para elaboração da campanha do imposto de renda para o Fundo da Criança que será repassado para os demais conselheiros, só temos que agradecer a todos os vereadores presentes e por proporcionarem este momento para a sociedade civil interessadas pelo tema”.

Ao final do evento, Cobianchi agradeceu ao convite e oportunidade e colocou o gabinete do deputado Rogério Nogueira à disposição para auxiliar as entidades.

O palestrante Mário Cesar Cobianchi é contador Especialista em Desenvolvimento Gerencial e MBA gestão entidades do Terceiro Setor. Professor, Assessor Especial Parlamentar ALESP e Diretor Executivo do ILP ( Instituto Legislativo Paulista). E o palestrante Fábio Suzigan Nobre é Assistente Social, Especialista em estudos de politica e Estratégia; Especialista em análise de inteligência e contrainteligência e Auxiliar Legislativo ALESP.

Para conhecer melhor o Terceiro Setor é preciso compreender como uma sociedade se organiza. Basicamente, toda sociedade comporta três setores:

Primeiro Setor: corresponde à vontade popular, que se manifesta por meio do voto e confere poder aos governantes.

Segundo Setor: corresponde à livre iniciativa, que opera o mercado e define parte da agenda econômica utilizando o lucro como instrumento.

Terceiro Setor: corresponde às instituições sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, como ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado, etc.

O que caracteriza cada setor em relação aos recursos financeiros:

Primeiro Setor: dinheiro público para fins públicos.

Segundo Setor: dinheiro privado para fins privados.

Terceiro Setor: dinheiro privado para fins públicos (nada impede, todavia, que o poder público destine verbas para o Terceiro Setor, já que um de seus deveres é promover a solidariedade social).

Também estiveram no evento os vereadores; Reinaldo Amélio Tagliari ( União Brasil); Professor Adalberto Di Lábio (PSD); Nando do Gás (União Brasil); Neidão do Gás (PSB), Miltinho Turmeiro (Solidariedade) e Zé da Elétrica (Patriota).

Confira a Galeria de Fotos

Comentários

Veja também