Pesquisar
Close this search box.

Estudante de Artur Nogueira conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Isabela Esperança, estudante do 3º ano do ensino médio da escola estadual José Aparecido Munhoz, conquistou a medalha de ouro na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A disputa é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Por: Correio Nogueirense
03/03/2021

Uma estudante do 3º ano do ensino médio da escola estadual José Aparecido Munhoz, no bairro Conservani, em Artur Nogueira, conquistou a medalha de ouro na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A disputa é promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A conquista é uma vitória para a escola e para a cidade.

Isabela Esperança, de 17 anos, atribuiu o desempenho ao acompanhamento do professor de matemática e ao suporte recebido nas aulas. Para ela, conquistar a medalha de ouro mostra também que não há limites para o conhecimento e para o interesse em novas descobertas.

“Isso só foi possível muito em função da eletiva de Astronomia, ministrada pelo meu professor Hércules (Paschalis) de matemática. Vale ressaltar que o meu interesse pela astronomia começou, como começa para muita gente. Eu olhava para o céu e percebia como eram fascinantes as estrelas e os planetas. Então isso me despertou um interesse muito grande pelo assunto astronomia e quando foi dada a oportunidade das aulas eu percebi que vai muito além de observação do céu, mas também inclui cálculos e isso me chocou um pouco, eu não imaginava que o contexto dos astros envolvesse tanta matemática, eu me empenhei e as aulas de eletiva foram muito importantes e me ajudaram muito”, comentou a estudante.

O professor Hércules Paschalis, responsável pelas aulas eletivas de astronomia na escola Munhoz, fala da importância do apoio da escola e o quanto é prazeroso dar as aulas. “A nossa eletiva sempre tem o objetivo de incentivar os alunos no desenvolvimento da questão científica do amor pela ciência e desenvolvimento pela pesquisa. A escola sempre nos apoiou e nos deu todo o respaldo necessário, não somente as provas teóricas, mas também as aulas práticas de lançamentos dos foguetes, tivemos aqui também a semana de astronomia anos atrás e tivemos também observação com telescópio aqui no pátio. É um trabalho prazeroso”, disse o professor.

Segundo a diretora da escola Munhoz, Rosemary Reinhardt, é uma vitória para todos. “A conquista da medalha de ouro é uma vitória para a aluna Isabela (Esperança) e é um sucesso para toda a equipe da escola Munhoz. Meus agradecimentos a todos que contribuíram para este resultado, especialmente o professor Hércules (Paschalis) pelo seu empenho e dedicação “.

A 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica aconteceu de forma online, entre os dias 12 e 13 de novembro de 2020. O resultado foi divulgado no dia 1º de fevereiro de 2021. Na prova, os participantes tiveram que responder a questões de Astronomia e de Astronáutica, que relacionavam temas como: lei da Gravitação Universal, fases da lua, origem do universo, mapa de constelações, posicionamento solar nas estações do ano, posições e brilho das estrelas.

Isabela Esperança alcançou a pontuação de 9,75. Ela conquistou medalhas em 2018, 2019 e em 2020 veio a medalha de ouro.

Uma solenidade de premiação foi organizada na escola para a entrega da medalha e certificados. O evento da entrega da medalha, aconteceu nesta segunda-feira (1º). Estiveram presente a Dirigente Regional de Ensino, Magda de Moraes, Supervisora da Escola, Waldyrene Palma de Lima Gonçalves, a Diretora da Escola Munhoz, Rosemary Costa Reinhardt, os Vice-diretores, Leila Aparecida Gonçalves Figueira e Rogério Donizeti Tetzner, e as coordenadoras, Vera Lúcia Tagliari Sacilotto e Edileuza Calais Oliveira Torres. Também estiveram presentes os pais da Isabela, Nivaldo Adilson Esperança e Andreia Aparecida da Costa, a Secretária de Educação de Artur Nogueira, Debora Del Bianco Barbosa e a supervisora municipal de ensino, Zenaide Mengue Benevides.

Confira algumas fotos:

[justified_image_grid]

Comentários

Veja também