Pesquisar
Close this search box.

Estudantes da Rede Municipal de Holambra visitam nascente modelo no Camanducaia

A propriedade foi eleita modelo pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, o COMDEMA, devido às benfeitorias realizadas e à mata presente no entorno da nascente.

Por: Correio Nogueirense
03/09/2019

Por meio de atividade conjunta desenvolvida pelos departamentos municipais de Educação e Meio Ambiente, alunos do 8º ano da escola municipal Parque dos Ipês visitaram na última sexta-feira, 30 de agosto, uma nascente considerada modelo, no bairro Camanducaia.

A propriedade foi eleita modelo pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, o COMDEMA, devido às benfeitorias realizadas e à mata presente no entorno da nascente. O espaço recebeu há pouco mais de dois anos uma fossa biodigestora instalada por técnicos da Embrapa, além de serviços de terraceamento executados em 2017 através do programa Nascentes de Holambra.

A visita foi conduzida pelo diretor da pasta de Meio Ambiente, Nilson Marconato, e dividida em três etapas: primeiro os alunos aprenderam sobre o ciclo da água, depois sobre o tratamento do esgoto através da fossa e, por fim, sobre a importância da vegetação na proteção da mina d’água.

Para Nilson, aprender sobre boas práticas sustentáveis, reuso, utilização correta da água e destinação do esgoto é essencial para que os estudantes cresçam conhecendo os riscos de nossas ações e a necessidade de preservação do meio ambiente. “A educação ambiental é fundamental para garantirmos o futuro do planeta”, explica.

A aluna Moniely de Campos gostou muito de aprender sobre a importância de o esgoto estar separado da nascente e também sobre os prejuízos que são causados à natureza quando eles se misturam. Seu colega Gabriel Fando Fantucci completou: “além de cuidarmos do que temos, precisamos ampliar as matas, plantando árvores em volta das nascentes”.

Melhorias ambientais em Holambra
Com 383 propriedades na área rural, o município cumpre determinação do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, o GAEMA, do Ministério Público de Campinas, para executar ações de proteção ao meio ambiente. Desde 2016 desenvolve ações voltadas à substituição das fossas negras. Foram instaladas mais de uma centena de fossas biodigestoras nos últimos anos. A administração inaugurou ainda, no bairro Palmeiras, uma estação rural de tratamento de esgoto beneficiando diretamente mais de 350 pessoas.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado