No dia 15 de dezembro é dia de festa no Direito para todas as mulheres advogadas, que superam todas as dificuldades para seguirem uma carreira fundamental para o país, trazendo uma visão feminina num meio dominado pelos homens.
Foi em 1906 que a primeira mulher obteve o registro de advogada no Brasil. A OAB Nacional instituiu a comemoração em 2016, dentro do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada.
Em homenagem a todas as advogadas conheça a história de superação e capacitação da advogada Criminalista de Artur Nogueira e Região de Campinas.
A história de Roseli de Maceda
Roseli de Maceda, é brasileira, nasceu no Paraná e aos 9 anos mudou-se com sua família para Mato Grosso. Começou a trabalhar muito cedo, pois seus pais tiveram 14 filhos, sendo ela a filha caçula e logo aos 13 anos teve a perda de seu pai e recentemente a perda de sua mãe. Aos 15 anos começou a lecionar para a 1•, 2•, 3• e 4• séries durante o dia e a noite cursava o segundo grau em contabilidade. Morava na área rural e por isso andava 16 km por dia, sendo somente após 1 ano de trabalho que conseguiu comprar sua primeira bicicleta.
Em Campinas continuou subindo degraus, onde fez diversos cursos, entre eles: Instrumentação de Cirurgia, Comissária de Bordo, faculdade de Educação Física e Direito. Atua como Advogada Criminalista, com especialidade em Tribunal do Júri, exercendo sua profissão com amplo conhecimento há mais de 10 anos e sempre respeitando o direito de ampla defesa como o mais lídimo princípio de justiça. Atua ainda como Conciliadora e Mediadora na Justiça Estadual e Federal de Campinas e região. Também atuou como Conciliadora no JECRIM- Juizado Especial Criminal.
Tem prazer em expor seus conhecimentos palestrando e cujo objetivo maior é a prevenção de crimes e a luta pela paz.
Tem como hobby viajar pelo mundo e diante de sua ampla experiência de vida, criou um blog com textos motivacionais e dicas sobre viagens. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, tem prazer em viver e compartilha tudo o que aprendeu. Seu maior desejo é lutar por um mundo melhor e com mais empatia. Adora escrever e diante de sua história de vida, seu maior desejo é escrever um livro, deixando como exemplo que quando se quer algo, tudo é possível.
Sem dúvida, o merecimento pelo troféu foi um testemunho que não deixou dúvidas de magnitude e sucesso! Por isso a nossa homenageada deixa a sua frase favorita: “Faça das pedras de seu caminho, uma escada para seus ideais”.
Uma homenagem a todas as advogadas Mulher de Artur Nogueira e Região pelo seu dia!
Comentários deste artigo post