Pesquisar
Close this search box.

Explosão de celular tem deixado vítimas em todo o país

A explosão ocorre quando há super aquecimento da bateria, saiba como evitar esse risco.

Por: Correio Nogueirense
01/05/2018

Atualmente, o celular se tornou um aparelho que mantemos sempre por perto, quase 24 horas por dia. Mas muitas pessoas esquecem, que por ele ser um eletrônico, ele pode oferecer riscos em certas circunstância, como que tem acontecido bastante, a explosão da bateria de smartphones. Apesar de ser algo, relativamente, incomum, mas acontece vez ou outra.

Geralmente, a explosão acontece, quando há superaquecimento da bateria. Pois ela é projetada para aguentar até 135ºC, quando passou dessa temperatura, ela pode explodir ou pegar fogo. Segundo estudos, isso pode ocorrer em dias situações:

1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.

2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto-circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas pessoas, e na maioria dos casos, pode ser fatal.

Uma atitude que pode diminuir esses riscos, é comprando aparelhos de marcar confiáveis. Alguns casos de explosão da bateria são causados por defeitos de fabricação. Por isso, diminua a chance de um acidente ocorrer escolhendo uma marca confiável e com um bom histórico de suporte ao consumidor.

Outra situação que, possivelmente, anulará essa explosão, é usar comprar um carregador de qualidade, de preferência, compatível com o aparelho.

Se precisar trocar a bateria, opte sempre pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e possui garantia de fábrica. Em muitos casos, o barato pode sair caro.

Também procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Deixá-lo ligado à corrente por muito tempo pode diminuir a vida útil e levar a defeitos posteriores.

Com cuidados básicos, você pode usar o seu aparelho livre de preocupações.

Comentários

Veja também