“Festa de Reis” do Clube Floresta é atração no domingo (06) em Artur Nogueira

O grupo Folia de Reis Luz Divina vai animar a festa a partir das 10h na Sede Social do Clube

Por: Correio Nogueirense
02/01/2019

Para começar o ano de 2019 com o pé direito, o Clube Floresta está organizando a “Festa de Reis” neste domingo (06), a partir das 10h, na Sede Social do Clube.

A apresentação fica por conta do grupo Folia de Reis Luz Divina de Artur Nogueira. Com muita música, comida e bebida, o evento promete trazer alegria para quem estiver presente.

A entrada é gratuita. A Sede Social do Clube Floresta fica na Av. Dr. Fernando Arens, 531, no centro de Artur Nogueira.

Mais informações: www.clubeforesta.com.br ou pelo telefone 3877-1177 / 3877-4948 /WhatsApp: 97139-8856.

Origem da Folia de Reis

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.

Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Nessa data, os magos são colocados no presépio e o menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria.

Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, festa da “Befana” (uma velha bruxa que dá presente para as crianças). No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.

Festa de Reis no Brasil

No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas “companhias” vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.

Comentários

Veja também