O PIX já se tornou a segunda forma de pagamento instantâneo mais utilizada no MUNDO! Inclusive, desde seu surgimento o TED e DOC já ficaram para trás e estão com prazo de validade (acredita-se que até 2024, os Bancos já irão encerrar essas formas de transferência bancária).
Alvo de inúmeros golpes, mas aclamado por sua praticidade, rapidez e gratuidade. Muitos, na hora de realizar um PIX são cautelosos, outros nem tanto. E, independentemente do tipo de pessoa que você é, pode ser que durante a correia do dia a dia alguma transação não seja conferida e acabe sendo realizada para uma conta errada. O que fazer se isso acontecer?
O primeiro passo é entrar em contato com a instituição pela qual você enviou o dinheiro e também com aquela que recebeu o dinheiro, informando a situação e solicitando o estorno dos valores.
A instituição bancária deve entrar em contato com o recebedor dos valores, e pedir a devolução dele.
Caso a instituição se negue a tomar essa medida, ou, caso o recebedor se negue a devolver os valores, registre um boletim de ocorrência. Esse registro pode ser feito online.
Em seguida, entre em contato com um advogado especialista em direito bancário para que as medidas cabíveis sejam tomadas, afinal, ficar com os valores recebidos indevidamente pode configurar crime.
Quer saber mais? Fale conosco através do link: https://wa.me/message/CGM3I62TBZ6DI1
Aproveite e nos siga no Instagram: @rb.advs