A fisioterapeuta Natália de Sá conversou com o Correio Nogueirense e compartilhou o seu conhecimento. Natália, é fisioterapeuta e especialista em acupuntura pelo Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas e também possui formação em Pilates.
Confira abaixo o bate-papo.
Correio Nogueirense: Natália, o que é acupuntura?
Natália de Sá: A Acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa, que consiste em harmonizar e reestabelecer as funções alteradas no organismo, através do estímulo gerado pela inserção da agulha em pontos específicos do corpo.
Ela estimula o organismo a acionar o seu mecanismo de auto cura.
Correio: Como ela age no organismo?
Natália: O estímulo dos pontos faz com que o organismo libere na circulação substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e de bem-estar. As quais irão promover melhora das dores, aumento da qualidade de vida e equilíbrio emocional.
Correio: Além da Acupuntura, quais técnicas atuam nessa mesma linha de tratamento?
Natália: Assim com a Acupuntura, a Ventosaterapia, a Auriculoterapia, e a Moxabustão são técnicas provenientes da Medicina Chinesa e podemos associar à sessão, aquelas que são pertinentes ao quadro do paciente, para potencializar a resposta ao tratamento.
As ventosas são muito utilizadas em queixas provenientes de tensão muscular e seus resultados são imediatos.
A Moxa consiste no aquecimento dos pontos de Acupuntura através da combustão da planta medicinal Artemísia. Promove alivio das dores e fortalece o organismo.
A Auriculoterapia consiste em estimular pontos de Acupuntura na orelha com sementes ou agulhas extremamente finas e pequenas. Atua em todos os tipos de dores e desequilíbrios do organismo em conjunto com a Acupuntura sistêmica.
Correio: Quais são as indicações da Acupuntura?
Natália: Podemos reequilibrar todo o organismo com a técnica e atuar em diversos tipos de dores. Como por exemplo: dores na coluna, joelho, quadril, ombro, ciática, problemas digestivos, intestinais, respiratórios, circulatórios, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, cefaleias, fadiga, sintomas de menopausa, TPM, alergias, fortalecimento e modulação do sistema imunológico e muito mais…
Correio: Qual a vantagem em se tratar um problema de saúde com Acupuntura?
Natália: Sendo um estímulo natural ao organismo, não produz efeitos colaterais.
Ela melhora de forma gradativa quadros incapacitantes decorrentes de dores, fortalece a imunidade, promove bem-estar e qualidade de vida por se tratar de uma terapia analgésica, calmante e sedativa potente e comprovada cientificamente. Podendo-se então, diminuir a necessidade do uso de medicamentos.
Natalia de Sá
Fisioterapeuta e Especialista em Acupuntura pelo Centro Universitário Hermínio Ometto – Uniararas. Possui formação em Pilates.
Atua na cidade de Artur Nogueira na Clínica Pérola. Contato: (19) 98603-0088.