“Foi feito um trabalho de conscientização”, diz Guilherme Carlini

Durante a sessão na Casa de Leis, o parlamentar falou da campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo, que foi realizada na estrada rural “Dito Mendes” pelas secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Segurança Pública e Obras, na última quarta-feira (9).

Por: Correio Nogueirense
16/04/2025

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Artur Nogueira, na última segunda (14), o parlamentar e líder do governo na Casa, Guilherme Carlini (MDB), comentou da campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo, que foi realizada na estrada rural “Dito Mendes” pelas secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Segurança Pública e Obras, nesta quarta (9). Ele mostrou sua alegria em ver o local limpo.

“Foi feita uma ação no trevo da estrada do Dito Mendes. Participo do grupo dos moradores e faz tempo que eles vinham sofrendo com o lixo que o pessoal joga naquele local”, diz o líder do governo Casa de Leis.

O parlamentar lembrou das secretarias envolvidas e do trabalho feito no local. “Nessa ação de quarta-feira, foi feita a limpeza, eles colocaram material limpo no local, colocaram a placa novamente, porque a anterior havia sido queimada”.

Carlini diz que o principal foi feito, que é a conscientização. “O pessoal estava com os panfletos, paramos os moradores ou mesmo aqueles que usam a estrada, mas que não moram no bairro, explicando onde são os pontos que poderiam estar descartando o lixo”.

Guilherme conta que o grande volume de lixo é descartado no domingo à tarde, “tem muita chácara de aluguel, pessoas de fora, e às vezes não sabem aonde descartar”.

O líder do governo diz que presenciou um flagrante no sábado (12). “Por ironia do destino, no sábado estava passando no local e presenciei um senhor jogando lixo com uma caminhonete. Parei e conversei com ele, o senhor reconheceu que estava errado e foi até o local correto descartar. Conversando, a gente se entende”, afirma.

Carlini agradece ao prefeito Lucas Sia, às secretarias envolvidas e à população do bairro. “Fica aqui meu agradecimento, eu espero que continue assim. Daqui para frente, que a gente possa ir nos outros pontos críticos da cidade, como o bairro da Parada, Muniz, o Antigo Lixão, enfim… para a cidade ficar cada vez mais bonita”.

Denuncie o descarte irregular

A população também pode ajudar a combater o descarte irregular fazendo denúncias, enviando fotos e vídeos dos locais afetados.

Denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais:

• Ouvidoria: (19) 3827-9710 (WhatsApp)
• Guarda Civil Municipal (GCM): 153 ou (19) 3877-2353 (WhatsApp)

Após o registro das ocorrências de descarte irregular pelas Secretarias envolvidas, os casos são encaminhados ao Departamento de Fiscalização de Posturas, responsável pela aplicação das multas. A administração municipal reforça que esse comportamento infringe a legislação vigente e compromete a saúde pública, o solo e a qualidade da água.

Comentários

Veja também