Reuters – A decisão de tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte público novamente para conter um novo surto da epidemia de Covid-19 dependerá da evolução da situação, disse o ministro da Saúde da França, François Braun, nesta segunda-feira.
“Convido as pessoas a usarem máscaras no transporte público, mesmo que não seja obrigatório”, disse ele a repórteres durante uma visita ao hospital francês.
“A decisão (de torná-la obrigatória) dependerá da evolução da pandemia”, disse Braun, acrescentando que a opção está “na mesa”.
Na última sexta-feira, a média móvel de sete dias de novas infecções diárias por COVID ficou em 54.824, uma alta de mais de seis semanas na França, contra menos de 25.000 no início de novembro.
No entanto, ainda está bem abaixo dos níveis de mais de 100.000 vistos entre março e abril e em julho, e um recorde de mais de 366.000 em janeiro.
O número de pessoas em unidades de terapia intensiva para COVID-19 atingiu um pico desde 8 de agosto, em 1.113 e o total de internações pela doença está próximo de 20.000 novamente pela primeira vez desde o final de outubro.
Na semana passada, a primeira-ministra francesa Elisabeth Borne disse que recomendava que as pessoas usassem máscaras nos transportes públicos e quando entrassem em contato com pessoas vulneráveis.