Pesquisar
Close this search box.

GCM de Artur Nogueira participa de curso de balística de combate

Ao todo, foram 3 dias de estudos teóricos e práticos para 12 guardas.

Por: Correio Nogueirense
02/08/2022
Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Os guardas municipais de Artur Nogueira participaram de um novo curso de capacitação. Dessa vez, os agentes ganharam conhecimentos na operação de carabinas. A habilitação foi necessária já que a GCM, na semana passada, havia recebido novas armas para intensificar a segurança no município.

Ao todo, foram 3 dias de estudos teóricos e práticos para 12 guardas. O comandante da Corporação destaca que todo curso contribui na qualificação continuada para uso de arma de fogo. “Hoje, nossos homens estão em constante aprendizado e qualificação. Precisamos estar bem equipados para garantir a segurança dos moradores mas, principalmente, capacitados para operar armas de fogo”, expõe Marcelo Fantini.

A habilitação dos GCMs foi realizada com base na Portaria nº 09, 14 de abril de 2022 da Polícia Federal, a qual prevê a carga horária de 32 horas de treinamento teórico e prático, sendo realizados 85 disparos durante toda a formação.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Artur Nogueira

Conhecimento teórico e prático

A mesma portaria prevê uma grade de disciplinas que trabalha diversas competências no uso e manejo da arma longa, dentre elas características de funcionamento de armas semiautomáticas; manejo, transporte e guarda; manutenção dos armamentos; manejo e condução das armas de fogo; técnicas de tiro defensivo, contendo: técnicas de tiro em baixa luminosidade, embarcado e em deslocamento; prática de tiro em estande com carabina; e avaliação final prática de tiro.

O secretário de Segurança Roberto Daher explica que ao final, todos os agentes foram submetidos a uma avaliação teórica e prática prevista na Instrução Normativa n° 111 de 2017 da Polícia Federal. “A avaliação teórica consistia em perguntas objetivas. Para aprovação, o GCM necessitava de um aproveitamento de 60%. Já a avaliação prática foi realizada no estande de tiro Top Guns em Holambra, onde eles realizaram disparos em séries na distância de 20 metros, buscando acertar 60% da pontuação total no tempo de 30 segundos por série para a aprovação”, detalha.

E acrescenta, “novas armas – dentre pistolas .40 e fuzis calibre 5.56 – serão adquiridos em breve. Continuaremos investindo na segurança do município”.

Novos armamentos
No mês de julho, a Prefeitura de Artur Nogueira adquiriu três carabinas, marca Taurus, modelo CTT.40, para uso operacional da GCM. As novas aquisições tratam-se de instrumentos de emprego tático para operações realizadas pela instituição para trazer mais segurança aos munícipes.

As carabinas possuem capacidade de 30 tiros, são semiautomática, de fácil manejo e ideal para a utilização policial – já que são conhecidas pela precisão e confiabilidade, ampliando a segurança durante o uso.

Comentários

Veja também