Representando o prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, o Chefe de Gabinete Paulo Navarro e o Secretário de Defesa Civil Mike Samuel de Souza participaram de uma reunião com o Subprocurador-Geral da República Antônio Augusto Brandão de Aras, na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília. O encontro ocorreu por conta dos problemas gerados pela praça de pedágio instalada no quilômetro 135 da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), próximo à Replan (Refinaria do Planalto Paulista).
Em agosto de 2018, um acidente na refinaria fez com que o empresário Joaquim Domingos e seu assistente Daniel Messias entrassem com uma ação no MPF (Ministério Público Federal) contra o pedágio, instalado justamente em um trecho que poderia ser utilizado como rota de fuga, em caso de ocorrências de grande gravidade. Segundo Domingos, o pedágio está instalado em uma área de Segurança Nacional e o objetivo é removê-lo.
A Prefeitura de Paulínia tem o mesmo entendimento e também defende que o pedágio seja removido. “Recentemente, o rompimento das barragens em Brumadinho resultou na morte de centenas de pessoas, que não conseguiram fugir. A refinaria traz riqueza e empregos para a nossa cidade, mas sabemos dos riscos de acidentes e somos contra um entrave no meio do caminho, caso ocorra uma situação de emergência”, disse Navarro.
De acordo com Mike, a praça de pedágio deve ser removida o mais “rápido possível”. “Os moradores de nossa cidade ficaram assustados e preocupados com o acidente que ocorreu no ano passado. Quando analisamos tecnicamente onde foi montado o pedágio, bem no retorno que dá acesso à refinaria, chegamos à conclusão que se trata de um absurdo e uma afronta contra a vida da população”, garantiu o Secretário de Defesa Civil.
Loira destacou que para vencer a “batalha é preciso apoio da população”. Participaram da comitiva de Paulínia os vereadores Fábio Valadão, Flávio Xavier, Danilo Barros, José Soares, Marquinho Fiorella e Fábia Ramalho.