Pesquisar
Close this search box.

Grupo de dança de Artur Nogueira participa de festival nacional neste sábado

O grupo de Hip Hop do Studio 78, está entre os selecionados para o Street Culture On, festival de danças urbanas. O grupo de Artur Nogueira se apresenta neste sábado (23) às 19h, e o acesso é gratuito pela internet.

Por: Correio Nogueirense
23/04/2021

Um dos melhores grupos de dança do estado de São Paulo, Cia Hip Hop 78, se apresenta, amanhã (24), na 9ª edição do Festival Street Culture Brasil, que está acontecendo desde o dia 30 de janeiro e vai até o dia 25 de abril de 2021, na cidade de Ribeirão Preto (de forma online, por conta da pandemia).

Entre os 25 finalistas da competição, está o grupo do Studio 78, que há um bom tempo difunde esse tipo de dança pela cidade e região, com apresentações em praças e eventos. O grupo de Artur Nogueira se apresenta neste sábado (23) às 19h.

A obra foi coreografada pela professora de Hip Hop Carol Figueiredo. O Street Culture On – Festival de Danças Urbanas é referência nacional, está em sua 9ª edição, e segundo a coordenadora de dança do Studio 78, participar do evento é uma grande conquista e oportunidade para os bailarinos.

Para assistir ao festival acesse o canal no YouTube: Street Culture Brasil.

FESTIVAL

Grupos de dança das cidades de Ribeirão Preto, Barretos, Taquaritinga, Artur Nogueira, São José do Rio Pardo, Mogi Guaçu, Assis, Americana, Campinas, São Paulo, Campos do Jordão, Jaguariúna, São Vicente, Santos e Itanhaém, se apresentarão no festival

Com incentivos que somam 40 mil reais e adaptado para a atual fase mais restritiva da pandemia, o Festival Street Culture On, festival de danças urbanas, será realizado e transmitido com acesso gratuito neste fim de semana, nos dias 23, 24 e 25 de abril, apenas pela internet, no canal oficial do evento no YouTube.

O festival, que seria realizado a partir do dia 16 de abril, teve sua data alterada para garantir a participação virtual de todos os 25 grupos escolhidos pelos jurados.

Os artistas não se deslocarão mais para a cidade de Ribeirão Preto. As coreografias que concorrem ao pódio tiveram as imagens captadas pela produção do evento em cada cidade de cada grupo selecionado, para garantir a participação e disputa em igualdade de condições técnicas.

Foram 269 grupos de hip hop inscritos gratuitamente. Apenas 75 grupos conseguiram se gabaritar com o envio de material em vídeo para seleção pelos jurados de renome internacional: André Rockmaster, João Victor, e Ray Santos. Os 25 grupos escolhidos estão na mostra virtual e três deles serão indicados pelos jurados como os melhores da edição.

A premiação de 10 mil reais que seria dividida apenas entre os três melhores grupos na disputa, será rateada de maneira igual para cada um dos 25 grupos participantes. A alteração respeitou uma pesquisa realizada com os artistas dos grupos.

Os grupos que participam do festival são: Old School (Ribeirão Preto), Cia X One Style (Barretos), Cia D’alma (Taquaritinga), Femini Crew (Taquaritinga), Grupo Seeking (Taquaritinga), Cia Hip Hop 78 (Artur Nogueira), Cia D’Artes (São José do Rio Pardo), Elite Dance Crew (Mogi Guaçu), Grupo BHC (Assis), Street Fusion (Americana), Cia Eclipse (Campinas), Yo! Hip Hop (Campinas), Casa de Serpentes (São Paulo), Cia Sabaoth (São Paulo), CSS GIRLS (São Paulo), Kex Crew (São Paulo), Magic Five (São Paulo), Ritmos Base (São Paulo), Coletivo Thiago Elias (Campos do Jordão), Dinamite Crew (Jaguariúna), Cia Atmosfera (São Vicente), Baixada Hip Hop (Santos), Distrito 13 (Santos), House DDD (Santos) e Action Dance (Itanhaém).

Além das cinco etapas competitivas, o festival terá workshops, palco livre de danças urbanas e k-Pop, e apresentação de artistas da cidade de Ribeirão Preto. A grande final contará com a apresentação da companhia de dança Mister Jeff, especialmente convidada, com 22 anos de história e premiada no exterior.

Cada grupo tem sua participação incentivada, seja pela participação nas classificatórias, pelo valor da premiação rateado entre os grupos, além de cachês para workshops e apresentação de grupos da cidade de Ribeirão Preto.

O Street Culture On foi contemplado para a realização de festivais de cultura e economia criativa, sendo o terceiro projeto melhor pontuado da região de Ribeirão Preto nos editais do ProAC Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do estado de São Paulo, com verbas da Lei Aldir Blanc.

O festival tem produção do músico Fernando Diniz, um dos criadores do grupo Oba Oba Samba House, e direção artística e idealização de Rodrigo Araújo, diretor, coreógrafo e fundador do primeiro estúdio de danças urbanas da região de Ribeirão Preto. A edição virtual é fruto de nove edições do Festival Street Culture Brasil, com sucesso de crítica e público e repercussão internacional.

Para o músico e produtor Fernando Diniz, os objetivos previstos foram conquistados. A marca do festival é a pluralidade de artistas e a pulverização dos recursos do fomento recebido pela Lei Aldir Blanc, em meio à pandemia que prejudicou todo o mercado artístico.

O diretor artístico Rodrigo Araújo avalia a importância do festival, desde a primeira edição em 2009 até a edição virtual deste ano: “Nas cidades que visitamos para captar as coreografias, encontramos garotos da primeira edição que hoje são professores e coreógrafos e estão com seus trabalhos selecionados para o festival. O legado que fica é o da profissionalização, do caminho que se abriu para a vida de cada um’’.

 

Confira a Programação:

Dia 23/04, sexta-feira 10h – Abertura oficial / 11h – 1ª Classificatória 14h – Workshops / 17h – 2ª Classificatória Dia 24/04, sábado 10h – Palco artistas locais / 11h – 3ª Classificatória 14h – Workshops / 16H – 4ª Classificatória / 19h – 5ª Classificatória Dia 25/04, domingo 10h – Workshops / 11h – Palco livre k pop 15h – Abertura da etapa final e companhia convidada 17h – Etapa final Para assistir ao festival acesse o canal no YouTube: Street Culture Brasil.

Para mais detalhes do evento, acesse: instagram.com/streetculturebrasil e www.streetcultureon.com.br.

Comentários

Veja também