Fundado em agosto de 2023 por Brenda Cunha, Tifanny e Nalva Soares. O Projeto ‘TEAcolher’ realizou no dia 28 de janeiro, no salão de festas do Asteka, em Artur Nogueira, ações de informação, conscientização e o acolhimento das famílias atípicas do projeto.
“Não é fácil ser pai ou mãe de uma pessoa no espectro do autismo. Há momentos felizes, mas não se pode negar os desafios que os pais enfrentam e a carga que eles carregam. Os pais vivem em constante preocupação, lutam por serviços e direitos, sacrificam carreiras, afundam-se em dívidas, não conseguem cuidar da saúde física e mental devido à falta de atenção dos poderes públicos da cidade, e isso acontece em outras cidades da região também, infelizmente. Assim, a maioria dos pais entra no caminho do “desespero”, para poder cuidar de seus amados filhos”, contou Brenda Cunha.
Segundo ela, o intuito é mudar essa jornada, fazer com que ela seja mais leve, mas sem romantizar. “Precisamos urgente de políticas públicas que amparem de forma respeitosa essas famílias, de modo que o acesso aos direitos não seja negligenciado, autistas crescem e como será caso essa mãe falte para o seu filho?”, contou uma das fundadoras do projeto.
O primeiro evento do grupo foi realizado com o tema “Conscientizar é acolher”, para cerca de 100 famílias, onde foi feita a distribuição gratuita dos cordões de identificação da pessoa com TEA e TDAH.
As famílias puderam participar e proporcionar aos seus filhos momentos de diversão com os brinquedos infláveis, cortes de cabelo gratuitos, comes e bebes, sorteio de brindes e viver a experiência da criança ser ela mesma, sem julgamentos, sem preconceitos, sem olhares tortos. Um ambiente de muito acolhimento e de compartilhar experiências entre as famílias, unindo as pessoas que sentem na pele e vivem a causa. Uma missão de empatia e solidariedade.
O ‘TEAcolher’ em Artur Nogueira é um grupo de acolhimento aos responsáveis de pessoas com autismo. Eles orientam e recomendam profissionais, unindo forças para garantir os direitos dos autistas na cidade e alcançar a verdadeira inclusão em Artur Nogueira.
O grupo luta pela garantia de direitos das famílias de pessoas com TEA e TDAH (deficiência cognitiva), desmistificando o que é o autismo e a forma correta de lidar com as famílias.
O grupo TEAcolher – Artur Nogueira, não tem ajuda governamental, é uma organização sem fins lucrativos. Para que os eventos aconteçam, as fundadoras contam que o grupo sempre vão atrás de apoiadores da causa e patrocinadores para que tudo ocorra.
Ajude esta causa, para mais informações acesse o Instagram do grupo: @TEAcolheran