Hoje é o dia Internacional da Síndrome de Down

A síndrome do amor, como costumam falar, é caracterizada por uma mutação genética no cromossomo 21.

Por: Correio Nogueirense
21/03/2018

Hoje (21), data escolhida para ser comemorado o dia da pessoa com síndrome de down. O cromossomo a mais, torna essa soma com muito mais amor e carinho. Essa data tem o intuito de chamar a atenção, especialmente das pessoas pouco informadas, sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si.

Porém, o diagnóstico genético, traz consigo algumas particularidades, como, por exemplo, a cardiopatia (problemas no coração), presente em aproximadamente 50% dos casos; às vezes problemas de audição e/ou visão; atraso no desenvolvimento intelectual e da fala, dentre alguns outros. Entretanto, essas são questões pontuais e de saúde, são detectadas e tratadas por médicos e terapeutas, ou seja, ninguém jamais pode prever até onde pode chegar o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down, assim como das pessoas sem a síndrome.

Devemos estimulas a terem sonhos e projetos, crescerem, estudarem e trabalharem como qualquer outro ser humano. Afinal, qual pessoa não possui limitações? Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você.

Comentários

Veja também