Um idoso, de 83 anos, de Artur Nogueira teve um prejuízo de R$ 3.400 mil, ao cair no golpe da entrega do cartão de crédito para motoboy.
A neta da vítima, contou para a nossa equipe, que nesta quarta-feira (01) o idoso recebeu uma ligação na casa dele. Um homem se identificou como atendente de um banco.
O suposto atendente afirmou que uma compra com o cartão do idoso tinha sido identificada em Jundiaí (SP). Os bandidos orientaram a vítima a ligar para o número que fica atrás do cartão. O idoso ligou e quem atendeu foram os bandidos.
A vítima pensou que estava falando com o banco onde possui cartão. Um atendente pediu para que ele confirmasse o número do cartão e senha. Também pediu para que ele levasse o cartão na agência de Jundiaí.
O atendente deu a opção ao idoso de enviar um motoboy na casa dele, caso ele não pudesse ir até a agência.
O motoboy apareceu na residência do idoso e retirou o cartão. Após uns 20 minutos do ocorrido, a neta da vítima chegou, e achou estranho a história. Por segurança, ela tem o aplicativo do banco do avô no celular, ela entrou para verificar, e não tinha nada estranho. Ainda com o aplicativo aberto, ela atualizou e apareceu um débito no valor de R$ 2.400. Então, eles ligaram no SAC, e conseguiram cancelar o cartão, mas até que esse processo fosse feito, foi realizado um saque no caixa 24h no valor de R$ 1.000.
Segundo a família, eles acreditam que devido a pandemia do novo coronavírus e os bancos estarem tomando todas as precauções para evitar a propagação do vírus, tenha sido mais fácil do idoso cair no golpe.
O caso foi registrado na Delegacia de Artur Nogueira.
Dicas para não cair no golpe:
- Não informe suas senhas a ninguém, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do banco ou da administradora de cartões. Lembre-se, sua senha é pessoal e intransferível.
- Lembre-se de que bancos não enviam motoboys ou funcionários para retirar cartões. Também não pedem a devolução deles.
- Caso receba uma ligação suspeita, desligue e, a partir de outro telefone, entre em contato com a central de atendimento pelos telefones indicados no site do banco ou no verso do cartão. Outra opção é ligar diretamente para o gerente.
- Sempre que for descartar um cartão, lembre-se de cortar o chip e a tarja.
- Sempre que alguém oferecer muita vantagem com títulos de empresas ou bilhetes de loteria, desconfie.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que os números de estelionatos aumentaram em todo o estado de São Paulo.