Pesquisar
Close this search box.

Idosos promovem roda de conversa para resgatar história do município

Encontro acontece dia 08 de abril, na sede do grupo Vida Nova, e contará com a participação dos idosos atendidos pelo programa “Tempo Feliz”.

Por: Correio Nogueirense
07/04/2022

Artur Nogueira sediará, no próximo dia 08 de abril, a Roda de Conversa “Resgatando a História do Município”. O encontro terá início às 9h com um delicioso café da manhã, e contará com a participação dos idosos atendidos pelo programa “Tempo Feliz”, que retomaram suas atividades após as mesmas serem paralisadas devido à pandemia. Organizado pela Prefeitura, o evento integra as celebrações dos 73 anos de Artur Nogueira.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Amarildo Boer, a roda será aberta aos idosos do programa Tempo Feliz, a fim de reunir relatos sobre os acontecimentos que marcaram o passado da cidade, bem como momentos que contribuíram para o desenvolvimento do município. Idosos do Grupo Vida Nova e da Associação de Idosos Desamparados (Aidan) participarão como convidados.

“A roda de conversa visa a valorização dos idosos, o resgate e o registro de histórias dessa parcela da população nogueirense e, consequentemente, da cidade. A terceira idade é valiosa e tem importantes lições a serem compartilhadas”, frisou o secretário.

O encontro acontecerá na sede do grupo Vida Nova, localizado na Avenida Dr. Fernando Arens, Nº 1.435, no Centro.

PROGRAMA TEMPO FELIZ

O projeto Tempo Feliz foi criado há mais de 10 anos e desenvolve ações com cerca 30 idosos acima de 60 anos e que se encontram em vulnerabilidade social. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar elevação de autoestima, desenvolvimento motor, sociabilidade, autonomia e protagonismo – contribuindo assim, para um processo de envelhecimento saudável e ativo.

As ações são desenvolvidas pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e são coordenadas pela educadora Evalda Maria Santiago Pereira, e pela assistente social Tereza de Fátima Elero Fernandes.

Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão atividades manuais, atividades físicas e nutricionais, passeios e promoção da cidadania. Os idosos são encaminhados pelos serviços do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

São atendidos pelos programas idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda; e idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio  familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Comentários

Veja também