Pesquisar
Close this search box.

“Inclui Itatiba” agora é parte do calendário oficial do município

O projeto compreende diversas ações, dentre elas palestras sobre temas relacionados à inclusão, formações com profissionais da rede municipal de ensino, sessões de cinema inclusivas voltadas para pessoas com deficiência e atividades nas escolas da rede municipal de ensino, que acontecem no decorrer do ano.

Por: Correio Nogueirense
22/01/2020
Foto: Prefeitura de Itatiba

A inclusão em Itatiba entra em uma nova fase. Sancionada pelo prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira, a Lei nº 5.256/20 institui o dia 21 de setembro como o “Dia da Luta da Pessoa com Deficiência” no calendário oficial do município.

O projeto “Inclui Itatiba” compreende diversas ações, dentre elas palestras sobre temas relacionados à inclusão, formações com profissionais da rede municipal de ensino, sessões de cinema inclusivas voltadas para pessoas com deficiência e atividades nas escolas da rede municipal de ensino, que acontecem no decorrer do ano.

A celebração maior ocorrerá com um grande evento no Parque da Juventude, prioritariamente na semana do dia 21 de setembro. A exemplo do realizado em 2019, o dia contará com diversas atividades coltadas para pessoas com deficiência, como recreações, exibições de alunos da rede, atividades físicas, encenações teatrais e apresentações diversas

Kelly Vigato, coordenadora do CAEPI, comentou sobre as diversas atividades realizadas durante o ano e ressaltou que a nova data do calendário municipal auxiliará nas próximas etapas. “É importante que o município tenha a Lei. Isso é importante para a conscientização dos demais, para que tenham um olhar diferenciado para todas as necessidades”, pontuou.

CAEPI

O Centro de Atenção Educacional, Psicossocial e Inclusiva oferece diversas orientações, suporte técnico e assessoria aos diferentes segmentos das unidades escolares. Somente no ano passado, 59 palestras foram realizadas em unidades escolares.

Atualmente, o setor compreende 26 profissionais, entre fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, auxiliares administrativos, psicopedagogos, orientadores educacionais e educador social.

Em 2019, os profissionais realizaram mais de 245 visitas domiciliares, encaminhando alunos e familiares para clínico geral, otorrino, neurologista, hebiatra, pediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, CAPS, CAPS AD, psicopedagogos e entidades parceiras como a ONG Trilhas, Lar Itatibense da Criança, APAE, Instituto Passo a Passo, Pró Visão, Instituto Phala, entre outros.

“O CAEPI atende os casos de deficiências e transtornos em nossa rede, com uma equipe multidisciplinar. As psicopedagogas ficam nas escolas, fazendo o atendimento aos alunos e orientando os professores a como trabalharem com esses alunos, além dos encaminhamentos para as entidades parceiras”, explicou Anderson Sanfins, Secretário de Educação.

O CAEPI fica na Secretaria da Educação, localizada no Centro Administrativo “Prefeito Ettore Consoline” e atende de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Comentários

Veja também

Nenhum artigo foi encontrado
Nenhum artigo foi encontrado