Os vereadores da Câmara Municipal de Artur Nogueira aprovaram a indicação que pede ao prefeito Sia que envie projeto de Lei, que através da Secretaria de Saúde, determine que os médicos prescrevam os remédios disponíveis na rede pública, indicando o princípio ativo, com o intuito de evitar que os munícipes tenham que retornar ao médico para trocar a receita, pois não podem comprar os remédios que estão em falta na rede.
A proposta do vereador Adalberto Di Lábio (PSD) fala que a prescrição de medicamentos é ato exclusivo do médico, cujo papel é de suma importância para o sucesso no tratamento do paciente.
“Sempre que possível, os médicos que atendem nos PSFs ou no pronto-socorro municipal devem receitar medicamentos, indicando o princípio ativo, pelo nome genérico das substâncias prescritas e considerando sempre os medicamentos disponíveis na farmácia municipal, tendo como finalidade evitar o retorno do paciente ao consultório somente para “troca” de medicamento similar”.
“Este fato sem dúvida auxiliará o paciente para realizar seu tratamento e também evitará sobrecarga no atendimento aos munícipes”, diz Di Lábio.
A indicação segue para análise do Executivo municipal.